quarta-feira, 16 de junho de 2010

Frutas Exóticas - Gumi

Natsugumi ou Cherry Silverberry (Elaeagnus multiflora) da família das Elaeagnaceae, é uma pequena árvore que cresce de 2 a 8 metros de altura. Suas pequenas  flores  são deliciosamente perfumadas com um cheiro parecido com o do  lilás; o seu aroma impregna o jardim em dias calmos,  tendo sido cultivada há séculos como  ornamental.

Sua fruta é uma drupa, suculenta e comestível, com um gosto ligeiramente ácido.  É planta difícil de se propagar, vegetando bem  à meia-sombra, em  solos bem drenados.


A medicina popular, atribui ao Gumi a propriedade adstringente e antitussígena. Seus frutos são ricos em vitaminas e minerais, principalmente em vitaminas A, C e E, flavonóides e outros compostos. Uma geléia absolutamente deliciosa pode ser feita a partir do suco. É boa fonte de ácidos graxos essenciais. Está sendo investigado como alimento que é capaz de reduzir a incidência de câncer, e também como um meio de deter ou reverter seu  crescimento. As folhas são usadas no tratamento contra a tosse. A sua raiz é adstringente, sendo usada em decocção para tratar coceira e feridas.

fonte: http://www.pfaf.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário