sexta-feira, 18 de junho de 2010

Operação Sorriso

A UFRJ, através da Operação Sorriso está oferecendo, grátis, cirurgias de correção de lábio leporino e fenda palatina.  Os interessados devem contactar Elisa Campos no telefone (021) 71523855. Contatos em SP deve ser feito através do número (11) 3443-1710. A triagem dos pacientes se dará nos dias 6 e 7 de agosto, no Hospital do Fundão (UFRJ),  a partir das 8horas.


A Operação Sorriso ou Operation Smile, como é conhecida internacionalmente, é uma organização médica não governamental e sem fins lucrativos fundada na cidade de Norfolk, na Virgínia, Estados Unidos, em 1982. A instituição trabalha com crianças que possui lábio leporino, oferencendo  a essas, cuidados médicos como a cirurgia reparadora, em todo o mundo. Até a presente data, a Operação Sorriso realizou cirurgias em mais de 140 mil crianças, jovens e adultos em mais de 50 países, entre eles o Brasil[1]

A Operação Sorriso contam com milhões de voluntários, engloba, em sua maioria, estudantes do ensino médico e universitários, em todo o mundo para desenvolver seus trabalhos, principalmente, em países em desenvolvimento, onde coordena programas de formação de médicos, administra programas de assistência aos países para que esses sejam capazes de realizar a reparação da deficiência nos lábios, além de apoiar em programas educativos e pesquisas para a erradicação de lábios leporino.

Os programas cirúrgicos promovidos pela instituição tem o objetivo de dar às crianças, jovens e adultos portadores de lábios-palatinos a oportunidade de ter um sorriso digno. Além dos voluntários, a instituição organiza uma equipa que inclui coordenador local, cirurgiões plásticos, anestesistas, pediatra, médicos e aparelhos de tratamento médico intensivo, enfermeiros, especialistas no desenvolvimento infantil, fonoaudiólogos, dentistas e ortodontistas, entre outros.

[1] Operação Sorriso Brasil - Quem Somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário