segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cuidados com as doenças do inverno

A chegada do inverno, nos deixa de sobreaviso em relação às várias doenças que são muito comuns nessa época, podendo ocasionar  facilmente o aumento  na incidências de doenças respiratórias.   Há um ano  estávamos em plena crise ocasionada pela disseminação da gripe suína que ceifou milhares de vidas. Febre, tosse, dor de cabeça e no corpo, e dificuldade para respirar,  são sintomas de alertas importantes que devem levar à procura do serviço de saúde mais próximo. A automedicação também é desaconselhada, visto que pode mascarar os sintomas da gripe e dificultar seu  diagnóstico. A higiene pessoal é importante em todas as épocas, mas é sempre oportuna quando estamos com imunidade reduzida, e mais necessária ainda nessa época do ano.   Além disso,  a vacina não é a única forma de prevenção, devendo ser observadas outras conhecidas formas de prevenção:

- O uso de roupas adequadas, que protejam as extremidades do corpo, mantendo o calor, é o primeiro passo.  Se você tem a tendencia de ter as extremidades frias, aumente a eficiência circulatória, fazendo mais exercícios, que promoverá também o fortalecimento do sistema imunologico.

- Evite as correntes de ar frio no quarto de dormir, mas não feche todas as frestas possíveis. Isso impede a renovação do ar puro indispensável à oxigenação.

- Aumente sua capacidade de enfrentar o frio "vacinando-se" através da exposição controlada a ele, como duchas frias inicialmente rápidas, após banho quente. Depois aumente o tempo de banho frio, à medida que for se acostumando. Muitas pessoas predispostas à bronquite têm melhorado apenas com essa medida.

- Coma alimentos mais calóricos, sem negligenciar os alimentos ricos em vitaminas e sais que protegem contra infecções. As frutas devem fazer parte da dieta do inverno, e não somente alimentos mais quentes.

- Evite  o contato íntimo e direto com pessoas enfermas, principalmente com doenças contagiosas. Evite também o  cigarro e  bebidas alcoólicas.

Existem muitas plantas medicinais atuando fortemente na prevenção e cura das doenças de inverno., através de fomentos com a infusão ou decocção dessas plantas, exercem uma poderosa ação antiinfamatória e descongestionante sobre o aparelho respiratório. Podem ser preparadas com quaisquer das plantas peitorais ou balsâmicas. As essências de alfazema, tomilho e eucalipto são particularmente recomendadas. O eucalipto é uma árvore de grande altura, introduzida na Europa e na América, vinda da Austrália, em meados do século XIX. Devido às  propriedades excpectorantes, balsâmicas, anti-sépticas, broncodilatadoras e febrífugas é muito eficaz contra as afecções bronquicas.

Eucalipto contra a gripe
Por sua ação balsâmica e anti-séptica sobre os bronquios (mucosas) o eucalipto colabora na regeneração das células danificadas facilitando a expulsão da mucosidade acalmando a tosse.  É indicado em todas as afecções respiratórias, especialmente nos catarros, asma e bronquites. 
Os banhos de vapor são a melhor forma de aproveitar as propriedades do eucalipto:
- Em uma panela com água fervente, coloca-se um punhado de folhas de eucalipto ou 4 a 6 gotas de essência por litro de água. O doente senta-se com o tórax nú em uma cadeira, coberto por um lençol ou uma toalha grande e coloca a cabeça por cima da panela, de forma que o vapor lhe chegue ao peito e à cabeça. O banho deve durar entre 5 e 10 minutos, devendo ser aplicado 3 ou 4 vezes ao dia.
Fonte: Enc. Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário