sexta-feira, 25 de junho de 2010

Noz-Pecã

Da família das Juglandaceae, que compreende meia centena de espécies de árvores com folhas grandes e ricas em taninos e frutos com semente oleaginosa, a Nogueira-Pecã (Carya illinoensis) é uma árvore originária da América do Norte. Sua cultura ocupa o quinto lugar entre os frutos secos nos EUA. A casca dessa noz é tão fina que se pode quebrar com os dedos. A parte comestível, sua semente, tem um aroma e um sabor muito delicados. A concentração de nutrientes nela é muito elevada, especialmente em gordura. O seu valor nutritivo é muito semelhante ao da noz vulgar, embora um pouco mais rica em calorias.

No Brasil, a pecã foi introduzida por volta de 1910 em algumas regiões distintas do país, pois apesar de ser originária de região temperada, adapta-se relativamente bem a outros solos, desde que não sejam rasos, excessivamente secos e sujeitos a longos períodos de alagamento.

Podem frutificar  por mais de 200 anos, havendo quem diga que existem nogueiras nativas milenares. A nogueira-pecã possui flores masculinas e femininas separadas. Por isso precisam ter várias árvores da mesma espécie juntas pois nem sempre  as flores masculinas  e as femininas se abrem ao mesmo tempo. *

Proteção contra  doenças
Estudos evidenciaram que o consumo frequente de frutos secos está associado a um menor risco de diabetes tipo II. O óleo extraído da fruta é também muito usado na industria cosmética.


Fonte:Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário