segunda-feira, 28 de junho de 2010

Frutos exóticos - Caranda

Arbusto de tamanho médio, rico em um látex branco, gomoso, o  Caranda é mais tolerante ao frio do que a Carissa.    Pertence à família das Apocynaceae, que compreende mais de 1000 espécies de plantas herbáceas e lenhosas, próprias de zonas quentes ou tropicais.

Nativa da Índia, se tornou popular no sul da Flórida.  É chamado kerenda na Malásia, e karaunda na Malásia e na Índia; groselha Bengala ou do espinho de Cristo no sul da Índia; Phrom nam, ou namdaeng na Tailândia, caramba, carandá, caraunda perunkila e nas Filipinas.

Os frutos são vermelhos por fora e brancos em seu interior; podem ser comidos crus, cozidos com açúcar ou usado para fazer bebidas, curries, tortas, geléias e pudins. É uma boa cobertura vegetal. Frutas, raízes e folhas possuem propriedades medicinais e as raízes podem ser usadas como repelente de insetos. A madeira é dura e usada para fazer utensílios de pequeno porte. Karanda é muito  cultivada na Índia, Sri Lanka, Myanmar, Malásia Peninsular. É melhor cultivadas em regiões não muito úmidas.

A fruta verde é usada medicinalmente como um adstringente e o fruto maduro é tido como um remédio para combater o escorbuto. A decocção das folhas é usado em casos de febre intermitente, diarréia, inflamação bucal e dor de ouvido. A raiz é empregada como um aperitivo amargo e vermífugo e é um ingrediente de um remédio para coceiras. As raízes contêm ácido salicílico e glicosídeos cardíacos causando uma ligeira diminuição da pressão arterial. Casca, folhas e frutos contêm um alcalóide.
Fonte: http://www.hort.purdue.edu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário