quarta-feira, 28 de julho de 2010

Leite do pobres

O Embondeiro ou Árvore-de-mil-anos, muito conhecido por nós como Baobá, é uma árvore tropical própria da África e da America do Sul. Pode crescer até 25 metros de altura e podem viver milhares de anos. Cultiva-se por causa de seus frutos comestíveis, de cujas sementes se extrai um óleo. Dos frutos do Baobá se obtém também um suco chamado LEITE DE BAOBÁ, que é mais rico em proteínas, cálcio e ferro, do que o leite humano. Na África é usado como alimento infantil. É adstringente, antidiarréica, antidisentérica, aperitiva, febrífuga e sudorífera.

A Mukua ou fruto do baobá, tem no seu interior um miolo seco comestível (não tem sumo), que se  desfaz muito  facilmente na boca com seu sabor  agridoce. Ao dissolver-se a Mukua em água fervente,  obtém-se o sumo de mukua que, depois de arrefecido, é tomado como uma bebida fresca com um sabor muito apreciado em determinados países.
Em Moçambique, o fruto, tem o nome de Malambe na língua xi-nyungwe ( uma das línguas bantu). Tem uma polpa branca que seca no próprio fruto e que é utilizada para a alimentação, em tempos de escassez de comida; também é referida como cura para a malária[1]

No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas. Estão concentradas  principalmente no estado de Pernambuco (onde há 16 catalogados) e, nesse estado, na sua capital, Recife. Existem nove espécies de Adansonia: uma cresce na Austrália, uma na África, e sete são restritas da  ilha de Madagascar.

Na história O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, o menino narra que o solo de seu pequeno asteróide era infestado de sementes de baobá. Preocupado com os possíveis danos que estas plantas pudessem causar quando adultas, após completar a sua toilete matinal, dedicava-se à toilete do asteróide, arrancando regularmente os seus pequenos brotos.

[1]- Wkpedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário