segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Feijoeiro: diurético e antidiabético

As vagens do feijoeiro são diuréticas.
As sementes do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L) eram, junto com o milho, a base da alimentação do povo Maia e dos Astecas, que cultivavam uma enorme variedade dessa planta. No inicio do século XX,  foram descobertas interessantes propriedades dessa planta.

As vagens do feijoeiro contém diversos aminoácidos (arginina*), vitamina A, B e C; sais minerais, oligoelementos; fibra vegetal e amido. São diuréticas de ação natriurética (eliminam sódio), sendo muito eficazes em caso de edemas por insuficiência cardíaca ou renal e também na retenção de líquidos que se produz nos dias anteriores à menstruação. Também se usa a decocção de vagens do feijoeiro para reduzir o nível de glicose no sangue.

Três espécies de feijão são muito cultivadas no Brasil[1]:
  • Phaseolus vulgaris, o feijão comum, cultivado em todo o território;
  • Vigna unguiculata, vulgarmente chamado de feijão de corda, feijão macassa, caupi e outros, predominante na região Nordeste e na Amazônia e
  • Cajanus cajan, feijão-guandu ou andu, comum no nordeste, principalmente em sua variedade arbórea.

*A arginina é um aminoácido que abunda nas vagens do feijão. Tem uma ação semelhante à glicoquina (insulina vegetal), que faz reduzir o nível de açúcar no sangue. Como tratamento complementar da diabetes, a decocção das vagens de feijão permite reduzir a dose de insulina ou de antidiabéticos orais. esta redução deve ser controlada pelo médico.
Fonte: Adapt. Enc. Plantas Med.
[1]: Wkpedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário