quarta-feira, 21 de julho de 2010

A importância do calcio e da vitamina D para a saúde

Predominantemente ensolarado, nosso país apresenta alta incidência de hipovitaminose D, de acordo com o estudo BRAZOS1. O referido estudo demonstrou que mais de 90% da população nacional tem ingesta de vitamina D menor do que a recomendada. Outro  importante estudo,  realizado em S.Paulo pela  UNIFESP2, dá  conta que não somente os jovens mas também os  idosos, cujos hábitos incluem  baixa exposição solar e uso de protetor com fator de proteção 15, apresentam deficiência de vitamina D3.

A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atuando também, como recentemente descoberto, no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. A deficiência da vitamina D pode causar  ou agravar uma osteopenia, osteoporose, fraqueza muscular e maior risco de fraturas.

Em média, o adulto necessita de uma ingestão diária de cálcio de 800 mg para compensar as perdas de cálcio nas fezes, urina e no suor. Absorvido preferencialmente no duodeno e jejuno por processo ativo e excretado na sua maioria pelas fezes e urina, apenas uma minoria é excretada pelo suor e através do leite materno.

A vitamina D3 atua aumentando a absorção intestinal do cálcio, desta maneira aumenta a mineralização óssea e atua também em menor grau no rim, diminuindo a excreção urinária do cálcio, portanto a função principal da vitamina D3 é regular a concentração de cálcio plasmático.


A vitamina D pode ser encontrada sob duas formas: o ergocalciferol (vitamina D2) e o colecalciferol (vitamina D3). O ergocalciferol é produzido comercialmente a partir do esteróide ergosterol encontrado em vegetais e leveduras, através de irradiação com luz ultravioleta. É utilizado como suplemento alimentar para enriquecimento de alimentos como o leite com vitamina D. O colecalciferol é transformado pela ação dos raios solares a partir da provitamina D3 (7-deidrocolesterol) encontrada na pele humana. Ambas as formas D2 e D3 são hidroxiladas no fígado e rins a 25-hidroxicalciferol e subsequentemente à forma biologicamente activa, o 1,25-di-hidroxicalciferol (calcitriol), que actua como uma hormona na regulação da absorção de cálcio no intestino e regulação dos níveis de cálcio em tecidos ósseos e renais. fonte: WPK

Outras fontes de estudo sobre a vitamina D: http://www.emforma.net/nutricao/a-importancia-da-vitamina-d/

Referências
1. PINHEIRO M. et al, Nutrient intakes related to osteoporotic fractures in men and women - The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS). Nutrition Journal, ed 8, p.1-8, 2009.

2. SARAIVA G. et al, Prevalência da deficiência, insuficiência de vitamina D e hiperparatiroidismo secundário em idosos institucionalizados e moradores na comunidade da cidade de São Paulo, Brasil. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia 2007; 51/3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário