segunda-feira, 19 de julho de 2010

A erva anti-barriga

Da família botânica das Boraginaceas, a Ecalyculata Vell, já bastante conhecida como PholiaMagra (o extrato da planta foi registrado sob a marca PholiaMagra), é uma erva nativa brasileira, bastante difundida nos EUA e  Europa, no tratamento da obesidade.  Foi descrito por Linnaeus em 1753, contando com cerca de 100 gêneros e 2.000 espécies difundidas nos trópicos, regiões temperadas e árticas. No Brasil,  ocorre desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo encontrada ainda em Brasília e no Acre.

De acordo com estudos científicos, assim como seu uso tradicionalmente na medicina caseira, possui ação diurética, redutora de celulite, cardiotônica, e anticancerígena. Seu  efeito emagrecedor  se deve a uma  atividade inibidora atuante no sistema nervoso central, suprimindo  o apetite. Contribui  também para uma maior queima de gorduras localizadas principalmente do abdômen, além de atuar também como estimulante do sistema imunológico. Pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias coronarianas diminuindo os riscos de problemas cardíacos relacionados com o sobrepeso.

Além das ações acima citadas, estudos demonstraram também sua atividade antiviral contra Herpes simplex tipo 1 e antibacteriana contra Helicobacter pylori. Contém  princípios ativos como a cafeína, potássio, taninos, alantoína e ácidos graxos. Os taninos contidos na planta, auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce da pele. A PholiaMagra, seu nome popular, a exemplo do Rimonabanto, é também conhecida como a erva “anti-barriga”, sem efeitos colaterais.



Fonte: Lemnis.farmacia.com;
Outras fontes para consulta: http://www6.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=1017: http://farmaciamanipulart.com.br/news.php?article=48;

Nenhum comentário:

Postar um comentário