sexta-feira, 16 de julho de 2010

Frutas exóticas - Cumbarú

Da família das leguminosas, o Cumbarú (Dipteryx odorata  (Aubl.) Wild.,), é árvore nativa do cerrado brasileiro, de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possuindo copa densa, arredondada,  e  madeira muito resistente. O fruto  é um legume lenhoso, castanho com uma única amêndoa comestível. Cumbarú vem do tupi-guaraní e significa “alimento que dá energia”. As sementes são uma iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva, embora a dureza do fruto dificulte sua obtenção.

O preparo das amêndoas para consumo é simples. Depois de tiradas da polpa, é só torrar. Podem ser consumidas sozinhas ou usadas no preparo de pé-de-moleque, rapadura e paçoca. Pode também ser consumida torrada ou na forma de bombons, biscoitos ou misturada na rapadura. A farinha, feita da casca do fruto, também possui propriedades nutricionais.

O óleo extraído da amêndoa é de excelente qualidade, e costuma ser utilizado pela população local como aromatizante para o fumo e como anti-reumático. Apesar de todas as suas qualidades, o baru não é ainda comercializado, sendo muito raro encontrá-lo nas feiras e nas cidades.

As qualidades do Baruzeiro vêm sendo pesquisadas desde o fim dos anos 1980 pela Embrapa e suas propriedades o tornam uma planta relevante. O baruzeiro, por ser uma árvore de crescimento rápido e pela qualidade e resistência de sua madeira, é uma planta de bastante interesse e indicada para as empresas de reflorestamento. É também conhecido como Barú, Cumaru-de-folha-grande, Cumbaru-roxo, Barujo, Bugueiro, Cambaru, Castanha-de-bugre, Coco-feijão, Cumari, Cumaru, Cumarurana, Cumbaru, Feijão-baru, Feijão-coco, Imburana-brava e Pau-Cumaru. É também conhecido como o "viagra" do Cerrado.



Fonte: http://anba.achanoticias.com.br/noticia_agronegocios.kmf?cod=8101827&indice=10; crédito da imagem: http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/pantanal/fotos/pantanalcumbaru.jpg

Um comentário: