quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alho, cebola e cebolinha

O instituto nacional do câncer dos EUA garante que o hábito de comer alho, cebola e cebolinha verde todo o dia ajuda a evitar o câncer de próstata. A afirmação tem base em estudo que comparou os hábitos alimentares de 471 chineses saudáveis e outros 238, vítimas da doença. O consumo diário de dez gramas dos alimentos pelo grupo sadio, concluíram os pesquisadores, deu a eles proteção contra o câncer. Os sulfetos, os mesmos que dão o cheiro forte a esses vegetais, é que são as estrelas da proteção.

Alho - É rico em iodo, flúor, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C, aminoácidos, dentre outros. Dentre suas propriedades se destacam: antibacterianas e anti-fungica. Bacteriostática, bactericida, tônico, carminativo, depurativo. O seu óleo ou infusão, serve para combater insônia, hipertensão, tuberculose, resfriados, feridas infecciosas, ácido úrico arteriosclerose. É antisséptico e contra-indicado para pessoas com pressão baixa.

Cebola - Rico em vitaminas A, B1, B2, B5, C, sais minerais (potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, magnésio, ferro) e glicoquiina, flavonóides. É diurética, antisséptica, antibiótica, bactericida, hipoglicemiante, vermífuga. Auxilia no tratamento da úlcera péptica.  Age contra a paralisia e reumatismo. Para uso externo combate piodermites, hemorróidas, picadas de abelha, dores de origem reumática e calvície.

Cebolinha -  São cultivadas pelas suas folhas que têm um sabor levemente picante, não tão forte como o alho ( Allium sativum ) ou alho-poró ( Allium  porrum ampeloprasum), mas mais assertiva do que a  cebola comum ( Allium cepa Cepa) e cebola  ( Allium fistulosum ).  Suas folhas, de 25-38 cm  de altura, são cilíndricas e ocas, e não plana como as folhas de  alho ( Allium tuberosum ), que tem um sabor semelhante.   Cebolinhas são perenes, e   produzem pequenas flores roxas ou lilás em umbelas arredondadas.   Essas umbelas tem cerca de  2,5 cm  de diâmetro e são mantidas acima da folhagem em hastes finas. São derivadas de um ancestral selvagem, que é nativa  da Europa e Ásia. São anti-helmínticas, aperientes, digestivas, diuréticas e hipotensoras. Combate doenças das vias respiratórias, gripes, hipertensão, mau funcionamento dos rins, dentre outras doenças.

Fonte: Vida e saúde; cantoverde.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário