segunda-feira, 12 de julho de 2010

Plantas para os olhos


Dados do IBGE, dão conta que 70% das pessoas com alguma deficiência no Brasil são cegas ou têm baixa visão. No mundo, somam entre 40 e 45 milhões de indivíduos. Segundo a OMS, 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis com cuidados básicos. Dia 10 de julho se comemorou o Dia Mundial da Saúde Ocular. Os especialistas afirmam  que a prevenção deve começar logo nos primeiros dias de vida com o “O teste do olhinho" que deve ser feito tão logo a criança nasça. Mesmo com o teste do olhinho, os pais precisam ficar atentos à saúde ocular dos filhos durante toda a infância. A visita ao oftalmologista deve ocorrer anualmente. “Uma criança pode ser completamente saudável no aspecto físico, mas ter problemas sérios nos olhos”, segundo afirma o oftalmologista Sebastião Ferreira Neto, especialista em retina[1].

As plantas medicinais podem contribuir para o bom funcionamento da visão, através de suas propriedades anti-séptica e antiinflamatoria, aplicadas localmente.  Por via oral, algumas plantas fornecem vitaminas A e Antocianinas, substâncias que melhoram a acuidade visual. A vitamina A é necessária para o bom funcionamento das células da retina e as antocianinas são antissépticas, antiinflamatórias e antes de tudo, exercem uma função protetora sobre os vasos capilares  e sobre os da retina, em particular.
As plantas mais empregadas para lavar os olhos em caso de ardor, irritação ou cansaço ocular por ter que forçar muito a vista (quem fica muito tempo em frente ao computador, por exemplo) são a Camomila, Eufrásia, Escovinha, Hamamélis e Rosa-Primitiva. As lavagens e compressas com estas plantas diminuem as olheiras e embelezam os olhos, dando-lhes um olhar límpido e brilhante.

Diminuição da visão
As plantas que protegem os capilares da retina, como o Arando, ou a Cenoura, que fornecem vitamina A necessária para as células sensíveis à luz, podem melhorar nossa acuidade visual. A Cenoura melhora nossa acuidade visual, sobretudo na escuridão. Combate também a hemeralopia (dificuldade para ver durante a noiite ou com pouca luz), a secura do pólo anterior do olho, a inflamação das palpebras (blefarite) e a queratite (inflamação das córneas).

Com o uso abundante de cenoura obtem-se excelentes resultados nos casos em que a sua perda seja causada por carência de vitamina A. O Arando  ou Mirtilo, melhora a irrigação sanguinea na retina. O uso do suco fresco ou decocção dos seus frutos tem o  poder de melhorar, a visão,  e esse poder lhe é  atribuído  desde a Segunda Guerra Mundial, quando os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos.  

Além do Arando, há outras plantas que podem ser usadas como alternativa, que são ricas em antocianinas:
- Escovinha - desinflama o pólo anterior dos olhos. Compressas sobre os olhos,  lavagens e gotas sobre os olhos (colírio) com água de escovinha.
- Cenoura - fortelece e hidrata as mucosas oculares. Usa-se crua ou em suco.
- Monarda -
- Roseira - Alivia o ardor, desinflamando e deseinfetando. Infusão das pétalas.
- Salgueirinha -
- Videira - Antiinflamatória e cicatrizante, através de lavagens oculares com a seiva dos sarmentos.
- Violeta - suavizante especialmente útil na blefarite, através de lavagens oculares com a infusão das folhas/flores.

[1] Correio Brasiliense; Enc. Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário