quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caçari, o campeão da vitamina C

Também conhecida como Camu-camu, Caçari, Camucamu, Cacari ou Camocamo, a Myrciaria dubia pertente à família das mirtaceas. É uma frutiifera originária da Amazônia, ocorrendo na Bolivia, Para, Rondônia, Colombia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela. 
Arbusto de baixo crescimento encontrado   principalmente em áreas inundadas ou alagadas., cresce a uma altura de cerca de 2 a 3 metros e tem folhas grandes. Produz  frutas de cor laranja do tamanho de limões, que contêm uma quantidade significativa de vitamina C. O seu conteúdo elevado de vitamina C tem criado uma demanda para os frutos de Camu-camu no mercado de produtos naturais. 
Myrciaria dubia - Camu-camu
Com propriedades medicinais, a fruta tem mais vitamina C que a acerola, podendo ser utilizada no combate à anemia e na prevenção do câncer. É nutritiva e combate os radicais livres. Em comparação com as laranjas, o Camu-camu provê trinta vezes mais vitamina C, dez vezes mais ferro, três vezes mais niacina, riboflavina duas vezes tanto, e mais 50% de fósforo.  Também é uma importante fonte de potássio. Atua na prevenção de doenças como o raquitismo, participando no metabolismo ósseo; contra o reumatismo e ajuda na longevidade. Aumenta a imunologia no sangue, a capacidade de memorização e raciocínio a resistência e o tônus muscular. Promove a desintoxicação do corpo ,  em especial do fígado.
 Como com qualquer outra fruta rica em vitamina C, no entanto, o tempo entre a colheita e o consumo é fundamental, o fruto pode perder até um quarto do seu conteúdo de vitamina C em menos de um mês (mesmo congelados).  Mesmo com esta perda, camu-camu tem ainda uma vantagem sobre a acerola, em  teor de vitamina C.

Além dos produtos químicos acima mencionados,  o Camu-camu contém beta-caroteno, cálcio, leucina, proteína, serina, tiamina, e valina.
Fonte: rain-tree; Canto Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário