segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um chá por excelencia!

Quando se fala de chás ou infusões, quase todos pensam imediatamente na camomila. Poderia dizer-se que é o chá por excelência. O principio ativo mais importante da camomila é a sua essência, cujos compoentes mais importantes são o camazuleno e o bisabolol,  antiinflamatório e sedativo, respectivamente.  Flavonóides, cumarinas e um princípio amargo de propriedade tonificante compõem ainda os principais principios ativos da planta. 

É originária da Europa, da família botânica das compostas, bem difundida e muito cultivada no Brasil. Atinge de 20 a 50 cm de altura, tendo os caules muito ramificados e suas flores agrupadas em capítulos de 2 cm de diâmetro, parecidos com os das margaridas. É  conhecida também com outros nomes, a saber, camomila-vulgar, mançanilha, macela e matricária, dentre outros.

São muitas e confirmadas cientificamente as propriedades dessa planta. É muito útil contra os espasmos estomacais e intestinais, provocados por nervosismo e ansiedade, através da infusão de seus capítulos florais. É também administrado contra cólicas de todo tipo, especialmente as renais e biliares, por seu efeito sedativo e relaxante. É emenagoga, febrífuga, analgésica, antialérgica, cicatrizante, emoliente e anti-séptica.

Em uso externo, é excelente para lavar todo o tipo de feridas, úlceras e infecções da pele. Foi comprovado que o camazuleno é eficaz contra o estafilococo hemolítico e o Proteus. A infusão de camomila constitui um colírio muito apropriado para lavagens oculares em casos de conjuntivite ou irritação ocular. Utiliza-se também como antiinflamatória, aplicada como compressas sobre eczemas, erupções e outras afecções da pele. Tomar uma xícara de camomila, depois de comer, é bom e saudável costume, tanto para os jovens como para os adultos. 

A camomila em saquinhos, dentro do armário, afugenta as traças e outros insetos. Na cosmética, é muito indicada em cabelos castanhos ou louros, que lavados com sua infusão, adquirem maior brilho e beleza.
Fonte: Enc. plantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário