segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Frutas Exóticas - Pitanga

Muito apreciada como geléias, sorvetes e licores.
Nativa do Brasil, a Pitanga (Stenocalix pitanga) é planta arbustiva, de caule e ramos sinuosos e folhas opostas verde-escuras; inflorescência de flores alvacentas com muitos estames. É muito comum hoje nas Filipinas e Sudeste Asiático. Na Flórida é usada como ornamental, sendo por aquelas bandas conhecida como Surinam Cherry ou Brazil Cherry. O fruto, por ser vermelho escuro (pitangueira vermelha) era conhecido pelos índios tupi-guaranis pelo nome de pitanga.

A pitangueira é uma pequena árvore  alcança 2m a 4m de altura (nas regiões subtropicais) mas, vegetando sob ótimas condições de clima e de solo, alcança alturas acima de 6  metros quando adulta. Suas  folhas são pequenas e verde-escuras e suas  flores  são brancas. O fruto é uma baga com 1,5 a 3,0 cm de diâmetro, de casca muito fina; a polpa do fruto maduro é macia, suculenta, doce ou agridoce, aromática, saborosa, perfumada. A maturação do fruto dá-se em 5 a 6 semanas após o início da floração.

Em suas folhas se encontra um alcaloide (pintanguina) que em medicina caseira é utilizado no tratamento de febres intermitentes, sendo rica também em taninos, sais de cálcio, ferro e vitamina C.
O chá de suas folhas também são usadas para conter diarréias, infecções do fígado, em gargarejo nas infecções de garganta, bronquite infantil, ansiedade, reumatismo e gota.

A pitangueira é Adstringente, Anti-reumática, antidesintérica, Calmante, febrífuga e vermífuga.

Fonte: CantoVerde.com, Seagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário