quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Plantas coleréticas e colagogas

As plantas medicinais exercem dois tipos principais de ações sobre o sistema hepatobiliar:

  • Ação Colerética - são grupos de plantas que aumentam a quantidade de bilis segregada pelo fígado que fica armazenada na vesícula biliar, até que a passagem dos alimentos provoque o seu esvaziamento para o intestino. Aumentando a produção de bílis, as plantas coleréticas descongestionam o fígado favorecendo a digestão. O fígado é a maior glândula do nosso organismo, onde ocorrem milhares de reações quimicas. Uma função muito importante desse orgão é a transformação de alguns principios nutritivos em outros. Outra igualmente importante, é a desintoxicação do sangue, neutralizando e eliminando numerosas substancias estranhas ou tóxicas que circulam por ele.  As plantas coleréticas descongestionam o fígado facilitando suas funções e estimulando a regeneração das células hepáticas danificadas por motivos tais como vírus, medicamentos, toxinas, etc. São exemplos de plantas coleréticas a cebola, a alcachofra, o boldo, o rabanete e o rábano, a genciana, a calêndula, dentre outras.
  • Ação Colagoga - as plantas colagogas facilitam a transferência de bilis contida na vesícula biliar para o duodeno.  Essas plantas suprimem o espasmo da vesícula, aliviando a dor e facilitando o correto funcionamento do sistema biliar. São exemplos de plantas coleréticas a Tília, oliveira, hortelã-pimenta, alcachofra, Fel-da-terra, boldo, rabanete, dente-de-leão, genciana, Quássia, cavalinha, graviola, cáscara-sagrada, calêndula, artemísia, alecrim, mil-folhas, aloés. 

 A Organização Mundial de Saúde - OMS, define como planta medicinal, todo vegetal que contenha em um ou mais de seus órgãos, substâncias que possam ser utilizadas com finalidade terapêutica. Dos medicamentos atualmente produzidos, cerca de 25% têem componentes químicos de plantas.   Nossa flora tem cerca de 120 mil espécies vegetais, de aplicações terapêuticas tradicionais, onde as ervas têem grande emprego. 

Fonte: Enc. Plantas. Med.

Nenhum comentário:

Postar um comentário