quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cuide bem do seu figado!

Por ser um grande processador de todas as substâncias no organismo, o fígado é o órgão que mais sofre com a má alimentação e os excessos. Ele é o órgão que controla nossa vitalidade. Cansaço, falta de memória ou concentração podem ser sintomas de que esse órgão não vai bem. 

Alimentos integrais e fibras ajudam a diminuir o trabalho do fígado, já que ajudam a "limpar" os intestinos.

Para manter o fígado sadio é importante evitar o excesso de açúcares e gorduras, além de incluir mais fibras, verduras e frutas na dieta.

O álcool é um dos principais irritantes das células hepáticas e pode destruí-las. Evite a automedicação. Existe uma série de remédios hepáticos que normalmente não fazem efeito algum.

A serralha-de-folhas-pintadas (Carduus marianus L.)  constitui um dos remédios vegetais mais eficientes para as afecções hepáticas. O seu principio ativo é a silimarina, substância capaz de regenerar as células hepáticas e que por isso entra na composição de diversos preparados farmacêuticos.  A silimarina é capaz de estimular a regeneração das células hepáticas danificadas por tóxicos como o álcool etílico ou o tetracloreto de carbono, assim como pela faloidina, substância contida no amanita falóides (amanita phalloides[Fr.] Link.) o mais tóxico de todos os cogumelos. A similarina estimula a síntese de proteinas nas células hepáticas e tem, além disso, uma importante ação antiinflamatória sobre o tecido fibroso de suporte ao fígado (mesênquima).
Fonte: enc. plantas. med. pg 396

Fonte da imagem: http://pipocacombrigadeiro.blogspot.com/2009/08/voce-conhece-seu-figado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário