segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Coletando plantas

As plantas que são usadas com fim  medicinal deverão ser colhidas evidenciando-se algumas precauções especiais. Deve-se colhê-las nas primeiras horas do dia, quando o orvalho já tenha evaporado, e observar as seguintes técnicas:

1- Evite as plantas que crescem em lugares poluídos: caso não queira que seu chá se transforme em um coquetel de substâncias quimicas venenosas, não colha as plantas que crescem em locais:
- às margens das estradas - onde abundam os resíduos de carbono, chumbo e outros tóxicos provenientes dos espacapamentos dos automóveis, que podem impregnar os vegetais.
- lugares próximos dos campos de cultivo - pesticidas e herbicidas são muito utilizados na cultura de determinados vegetais. É praticamente certo que as plantas ao redor delas tenham sido atingidas por salpicos dessas substâncias quimicas.
- lugares  próximos a chaminés  ou vertedouros de indústrias poluentes.

2- Colha apenas as plantas saudáveis e limpas: Devem-se rejeitar plantas que apresentam sinais de terem sido atacadas por insetos ou parasitas, ou roídas por caracóis. Cuidado com as que possam ter excremento de animais;

3- Procure plantas que estejam enxutas: plantas colhidas em dias úmidos ou chuvosos criam mofo muito facilmente e são, portanto, mais difíceis de conservar.
4- Identifique corretamente as plantas: diante de qualquer planta, em caso de dúvida, aproxime-se calmamente da espécie em questão. Observe seus pormenores, consulte desenhos e fotografias de seu livro. Caso persistam as dúvidas  e você  não consiga identifica-la com segurança, abstenha-se de usá-la.

5- Colher sem destruir: sempre que possível, não arranque a planta. Tenha em conta que existem espécies protegidas (como a genciana ou a arnica) e que nos parques nacionais é proibido coletar plantas.

6- Não misturar espécies diferentes: é desaconselhável juntar em um mesmo cesto ou saco espécies diferentes. É preferível utilizar um recipiente para cada espécie, de forma que se possa identificar as plantas com mais clareza.

Partes a serem colhidas:
Flores - a época em que se encontra a maior concentração de principios ativos nas flores é antes que sua corola esteja completamente aberta. As Sumidades florais, isto é, as extremidades floridas das plantas devem ser colhidas empregando-se tesouras apropriadas, sem parti-las com a mão, a fim de não lesar ou ferir os caules.

Folhas - colhem-se as folhas no princípio da floração, porém, antes que as flores se tenham desenvolvido, por ser esta a época em que contém maior quantidades de sucos. Não se devem cortar todas as folhas, para evitar que a planta morra. Deve-se excluir as folhas manchadas e armazená-las estendidas em lugar plano.

Caules - o momento ideal de colheita  é após as folhas brotaresm mas antes de terem saído as flores.

Casca da planta - como regra geral colhe-se a casca no princípio da primavera, sempre antes da floração, período em que circula mais seiva pelos caules e ramos.

Raizes e rizomas - colhem-se as raizes e rizomas no outono, após a queda de todas as folhas, ou na primavera, quando começam a brotar. Nas plantas bienais, o momento ideal é o outono do primeiro ano. Nas plantas vivazes é conveniente esperar pelo segundo ou terceiro ano de vida. Os rizomas e raizes devem ser bem lavados para eliminar a terra e os insetos que possam estar neles aderidos, antes de sua conservação. A conservação de plantas medicinais requer tres processos: secagem, envasamento e armazenamento.

Secagem
- Espalhe a planta ou suas partes sobre um pano ou plástico; seque o material à sombra, evitando secagens ao sol e ao fogo, porque alteram a qualidade da planta;  Raizes, caules e cascas podem ser secos ao sol;

- As flores precisam secar sem receber luz solar direta; Brotos, folhas e plantas inteiras são secos à sombra, em lugares arejados.  Quando se tornarem quebradiças, as plantas estarão prontas para uso, devendo serem guardadas em vidros fechados, longe da luz, pó e umidade.

Armazenamento
O armazenamento deve ser feito rapidamente, evitando assim a perda dos princípios ativos das plantas, preferencialmente em ambiente arejado e seco, sem acesso de poeira ou animais.

Dicas de Plantio:
Funcho e Losna - Não devem ser plantadas perto de nenhuma outra planta;
Hortelã - Pode ser plantada como bordadura.
Tomilho - Seu cheiro mantém afastada a borboleta-da-couve;
Mil-folhas - Serve como bordadura aumentando a produção de óleos essenciais quando plantadas perto de ervas aromáticas;
Catinga-de-mulata - o  seu aroma afasta insetos voadores,
Manjerona - Melhora o aroma das plantas


Leia mais em  http://www.cantoverde.org/plantasmed03.htm

Fonte: enc. plantas.pg 48

Nenhum comentário:

Postar um comentário