segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um assassino silencioso entre as mulheres


Dr Mehmet Oz, o dito "mais famoso médico americano",  revelou em seu programa  semanal os sintomas que devem ser reconhecidos por todas as mulheres na prevenção do câncer de ovário, um assassino silencioso que ataca as mulheres e cujos sintomas são  muito facilmente confundidos com doenças comuns.

Quando o cancer  ovariano é descoberto cedo, tem uma taxa da cura de 90%, no entanto 16.000 mulheres morrem dela cada ano, fazendo que seja o cancer  mais mortal do sistema reprodutivo para mulheres. Por que? Porque 80% das mulheres o descobrem demasiado tarde. O que os medicos  estão aprendendo agora pode ajudar-nos todos a detectar mais cedo e lutar contra esse assassino silencioso.

A nova conexão da trompa de Falopio
Olhando as mulheres que têm uma predisposição genética ao cancer ovariano, os investigadores encontraram os começos do cancer em suas trompas  de Falopio (atualmente denominada Tuba de Falópio). Elas  são responsáveis por  trazer os óvulos dos ovário ao útero. Existem duas tubas uterinas, cada uma se ligando a um lado do útero e terminando perto de um ovário. Entretanto, as tubas uterinas não estão diretamente ligadas aos ovários, mas abertas na cavidade peritonial (o interior do abdome). Desta forma, elas são uma ligação direta entre a cavidade peritonial e o exterior do corpo feminino, via a abertura da vagina.
A pesquisa é nova e precisa de ser confirmada, mas poderia dar aos doutores um lugar novo para procurar sinais avançados do  cancer ovariano, que tem muito poucos sintomas e é difícil de detectar.  Cerca de 40 estudos mostraram que a ligadura de trompa (uma cirurgia em que as trompas de Falopio “são amarradas,” impedindo a gravidez), reduzem o risco de cancer ovariano para 30%. E desde que a remoção do ovário tem muitos efeitos secundários sérios - um risco elevado para a doença cardíaca, a osteoporose, e a demência - a ligadura  pode ser uma maneira mais segura de reduzir o risco de cancer ovariano.

Segundo o Dr Oz,  são seis os sintomas mais importantes que podem revelar a existencia desse assassino silencioso, a segunda mais letal das doenças que afetam as mulheres. Não há solução mágica para detectar a doença, porém alguns sintomas são clássicos indicadores:
  • Inchação
  • Tamanho abdominal aumentado
  • Dor abdominal
  • Dor pélvica
  • Dificuldade em comer
  • Sensação de saciedade completa muito  rapidamente
  • Urinar frequente e urgentemente. 
O aumento da largura abdominal, dor no abdomen, dificuldade em alimentar-se e sensação de estar saciada muito cedo demais, são alguns sintomas muito comuns, mas que se persistem durante semanas, devem ser levados a serio, indicando grande probabilidade de ser um CO. Dores nas costas, nauseas e constipação todo o tempo foram os sintomas que devastaram a vida de Missy, bem como infecção de trato urinário dentre outros diagnosticos. Ela visitava o medico toda a semana e se sentida mal todo o tempo. Remédios para refluxo e para intestino irritável, lhe foram administrados mas tudo em vão. 

A pesquisadora Barbara Doff, relata que existem sintomas classicos de CO, que atraves de sua pesquisa,  a maioria mostra sintomas mesmo no primeiro estágio. A chance de cura é de 60%. Esses sintomas, ressalta a Dra Doff, são sintomas muito comuns, mas que se persistirem durante semanas, devem ser levados a serio, indicando grande probabilidade de ser cancer de ovário.

Ultrasonografias, bem como exames laboratoriais  podem identificar o CO. Segundo o Dr Oz,  massas pequenas podem ser dificeis de serem identificadas em uma ultrassonografia, mas exames complementares (tumografias) podem perfeitamente propiciar o diagnostico correto.

Medidas que podem salvar sua vida

  1. Saiba seu perfil de risco: pelo menos 10% das mulheres com cancer ovariano têm um parente que igualmente o tenha. Faça uma seleção completa de sua família em ambos os lados para ver se qualquer um dos lados da familia teve o cancer de mama,  ovario  ou uterino. Se você nunca esteve grávida e começou a menstruar antes da idade 12 anos,  ou fez reposição hormonal para combater sintomas da menopausa, você pode estar em um risco aumentado para o cancer  ovariano.
  2. Considere o uso de anticoncepcionais. Usar comprimidos por mais de 5 anos reduzirá seu risco de cancro ovariano por aproximadamente 50%. Discuta-o com seu ginecologista, desde que pode igualmente levantar o risco de outras normas sanitárias.
  3. Adicione  os tres alimentos da linha de frente na batalha contra o cancer em sua dieta diária: A aveia - foi mostrado que reduz  o risco de cancer  ovariano, e é uma maneira saudável,  de começar seu dia.  O espinafre e outros vegetais de cores vibrantes,  ricos em  flavonóides que ajudam seu corpo a negociar a luta contra os radicais livres.
    Os bróculis e a couve-flor estão ambos cheios dos compostos que podem dividir produtos químicos cancerígenos em seu corpo. Foi mostrato que ambos  podem  reduzir o risco de cancer  ovariano e  ajudar os pacientes com ele a  viverem mais por muito tempo.


 Panorama Nacional:
No Brasil, o número de casos novos de câncer do colo do útero esperado para o de 2010-2011 será de 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o mais incidente na Região Norte (23/100.000). Nas regiões Centro-Oeste (20/100.000) e Nordeste (18/100.000), ocupa a segunda posição mais frequente e nas regiões Sul (21/100.000) e Sudeste (16/100.000), a terceira posição. (Inca)

O câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, sendo responsável pelo óbito de, aproximadamente, 230 mil mulheres por ano. Sua incidência é cerca de duas vezes maior em países menos desenvolvidos quando comparada aos países mais desenvolvidos. A incidência de câncer do colo do útero evidencia-se na faixa etária de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente até atingir seu pico, geralmente na faixa etária de 45 a 49 anos. Ao mesmo tempo, com exceção do câncer de pele, é o câncer que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente.

Em países desenvolvidos, a sobrevida média estimada em cinco anos varia de 51% a 66%. Nos países em desenvolvimento, os casos são encontrados em estádios relativamente avançados e, consequentemente, a sobrevida média é menor, cerca de 41% após cinco anos. A média mundial estimada é de 49%. Aproximadamente todos os casos de câncer do colo do útero são causados por um dos 13 tipos do HPV atualmente reconhecidos como oncogênicos pela IARC. Destes, os tipos mais comuns são o HPV16 e o HPV18. Outros fatores que contribuem para a etiologia desse tumor são o tabagismo, multiplicidade de parceiros sexuais, uso de contraceptivos orais, multiparidade, baixa ingestão de vitaminas, iniciação sexual precoce e coinfecção por agentes infecciosos como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Chlamydia trachomatis.Fonte: INCA

ESTIMATIVA DE NOVOS CASOS DE CÂNCER EM INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO PARA 2010-2011:
Para o sexo feminino, destacam-se os tumores de pele não melanoma (60 mil casos novos), mama (49 mil), colo do útero (19 mil), cólon e reto (14 mil) e pulmão (9 mil).
BRASIL
Localização Primária
Neoplasia maligna
Estimativa dos Casos Novos
-Em Mulheres - 2010-2011
Estado
Capital
Mama Feminina
49.240
17.540
Colo do Útero
18.430
5.280
Cólon e Reto
14.800
5.530
Traquéia, Bronquio Pulmão
9.830
3.150
Estômago
7.680
2.340
Leucemias
4.340
1.330
Cavidade Oral
3.790
1.090
Pele Melanoma
2.970
860
Esôfago
2.740
660
Outras Localizações
78.770
28.510
Subtotal
192.590
66.270
Pele não Melanoma
60.440
12.800
Todas as Neoplasias
253.030
79.070
                                                                                         Números arredondados para 10 ou múltiplos de 10

Fontes: Inca; http://www.doctoroz.com/videos/ovarian-cancer-secret-killer

Nenhum comentário:

Postar um comentário