segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um cicatrizante lendário

Na batalha de Tróia, na Grécia antiga, o grande herói Aquiles (simbolo da força e da coragem) acaba de ser ferido no calcanhar por uma flecha envenenada disparada por seu inimigo Páris. A ferida é muito profunda e sangra copiosamente. Segundo a lenda, Afrodite lavou o calcanhar ferido do famoso guerreiro com mil-folhas, planta que em honra ao mesmo, passou a chmar-se aquiléia. Nas ultimas décadas foram cientificamente confirmadas as propriedades atribuídas por mais de dois mil anos a esta planta, além de se terem descoberto  outras tantas. Toda a planta contém até 0,8% de um principio ativo (cineol e azuleno) aos quais se atribuem sua ação antiinflamatória, cicatrizante e vulnerária. que é reforçada por taninos. 

Usa-se com sucesso a infusão de Mil-Folhas no tratamento das feridas, úlceras varicosas e demais lesões da pele em que seja necessário um bom cicatrizante. Também se usa nas queimadureas superficiais. Um efeito duradouro é obtido antes de tudo lavando-se a zona afetada com a infusão de Mil-Folhas, colocando-se em seguida uma compressa embebida com a planta.

Da família das Compostas, atinge de 30 a 60 cm de altura. Originária da Europa, é muito bem aclimatada no Brasil. Também conhecida como Aquiléia, mil em rama, etc, esta planta possui folhas divididas em pequenos segmentos e flores brancas ou rosadas, que se agrupam em forma de sombrinha.Toda a planta tem cheiro de cânfora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário