quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Frutas exóticas - Bael

Também conhecido como marmeleiro Bengala, maçã dourada, maçã pedra, o Marmelo-de-Bangladesh é muito apreciado na Indonésia. É uma árvore sagrada, dedicado ao deus Shiva.  A oferta de folhas de Bael é um ritual obrigatório da adoração do deus Shiva, nas colinas.   Essa importância também se deveu às suas propriedades medicinais.   Todas as partes desta árvore, raiz, folhas, tronco, frutos e sementes são usadas para a cura. Seu nome em inglês é Bael Fruit e seu nome cientifico Aegle marmelos.

 Bael é uma árvore bonita, nativa do norte da Índia, mas encontra-se amplamente em toda a península da Índia e no Ceilão, Burma, Tailandia e  Indo-China. Ela cresce selvagem em toda a baixas colinas de Himachal Pradesh, subindo para 1.000 metros.   Os frutos das árvores silvestres são, no entanto, consideravelmente menores que as dos tipos cultivados crescido nas planícies.

É uma boa fonte de proteína, contendo também de alguns dos minerais, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro dentre outros. 

Propriedades medicinais
Os frutos verdes secos são adstringentes, digestivos e estomacais, sendo indicados  para curar a diarréia e disenteria.   A fruta madura é um bom remédio e simples para a dispepsia.   As raízes e da casca da árvore são usadas no tratamento da febre, fazendo uma decocção deles.  Das folhas são feitas  um cataplasma e utilizada nos tratamentos de oftalmia. Segundo estudiosos,   a casca da fruta madura às vezes também é usado como um medicamento.

 As raízes são doces e febrifugas.  Os frutos são muito úteis na diarréia crônica, disenteria, especialmente no caso de pacientes com diarréia, alternando com períodos de constipação. Um sorvete, elaborado a partir da polpa de frutos pode  produzir um efeito calmante sobre os pacientes que tenham acabado de se recuperar de disenteria bacilar.  Os frutos imaturos e semi-maduros podem também melhorar o apetite e a digestão.

 A polpa dos frutos verdes é embebido em óleo de sésamo por uma semana e este óleo é manchada por todo o corpo antes do banho.   Este óleo é dito ser útil na remoção da sensação peculiar de queimação.

Considerando todas estas propriedades desta árvore de frutos silvestres, deve haver um grande espaço para explorá-lo para o cultivo comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário