segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Serenoa

Essa palmeira já era consumida dos antigos povoadores indígenas, que já conheciam suas propriedades medicinais e até as utilizavam como afrodisíaco. Os frutos da pequena palmeira americana Serenoa (Serenoa repens Bartram.), pequenas tamaraszinhas de cor escura, são utilizados atualmente em preparados farmacêuticos.
 
O uso da Serenoa é muito útil em caso de hipertrofia ou de adenoma da próstata, pois detém o crescimento da glândula e reduz notavelmente doenças urinárias próprias da sindrome prostática: dificuldade em urinar (disúria), polaquiúria (necessidade de urinar muitas vezes) e o tenesmo vesical (sensação permanente de vontade de urinar). A Serenoa atua também como diurético e tem um efeito peitoral também. 

A palmeira é originária das dunas arenosas das regiões costeiras do sudeste dos EUA (Flórida) , sendo também encontrada em algumas regiões da América Central. Atinge até 3 metros de altura e pertence à família das Palmáceas com flores cor de marfim. Os seus frutos tem cerca de 2 cm de comprimento e adquirem a cor escura com a pele enrugada quando amadurecem. 
Fonte: Enc. plantas medicinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário