sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Frutas Exóticas - Imbé

Garcinia livingstonei T. é uma pequena árvore  originária do leste da África que pode atingir até 18 metros de altura. Também conhecida como o  mangostão Africano é abundante nas  regiões mais quentes da África, seu gênero inclui  (Garcinia)   cerca de 200 plantas, principalmente as espécies asiáticas. O nome Garcinia  homenageia  Garcin Laurent, botânico francês que trabalhou na Índia, onde o gênero é particularmente diverso, e o epíteto específico homenageia o grande explorador David Livingstone, que foi quem fez um dos primeiros registros da árvore. Entre nós é conhecida como Imbé.

O Mangostões são conhecidos por seus deliciosos frutos, e o mangostão Africano não é nenhuma exceção. É uma árvore muito vistosa e bastante utilizada em paisagisto.  Os frutos são pequenos e brilhantes de um tom laranja intenso, de até 4 cm de diâmetro, com uma única semente. O seu sabor é doce e ligeiramente ácido, mas contém também um látex que para alguns é desagradável. 

 A árvore é usada na medicina tradicional e, em particular a raiz em pó é usado como afrodisíaco.  Seus frutos podem ser fermentados e produzir uma bebida alcoólica agradável. É também utilizado na confecção de sucos, gelatinas e sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário