Goji berry ou Gochi são nomes dos frutos da planta Lycium barbarum, da familia das Solanáceas. Muito rica em aminoácidos (19), a planta é originária das montanhas do Tibete, sendo tambem conhecida como “tesouro da China”.
Dentre os 21 minerais que possui o fruto, destaca-se o germânio, fito-nutriente raro, considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena. Possui também um alto teor proteico e uma elevada concentração de Vitamina C, alto teor de carotenóides, ação antioxidante, auxiliando no processo de emagrecimento e ainda combate o envelhecimento precoce da pele.
Pode-se cultivar em vasos, em local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente. Semeia-se as sementes a 1 a 2 cm do solo, espalhando um bom fertilizante (organico) por cima, regando, obviamente. A germinação vai depender da temperatura (em torno de 5a 10 dias) e deverão ser transplantadas para o solo ou um outro vaso de maior diametro.
Em estudo publicado no PubMed sobre o Lycium barbarum, os resultados "indicam que o consumo diário de Gochi por 14 dias aumenta sensações subjetivas de bem-estar geral, e melhora o desempenho neurológico/psicológico e funções gastrointestinais. Os dados sugerem fortemente os efeitos potenciais beneficos de Lycium barbarum sobre a saúde humana."
Nenhum comentário:
Postar um comentário