domingo, 31 de março de 2013

Frutas Exóticas - Miraculin


Miraculin - Synsepalum dulcificum*, conhecida como  fruta do milagre,  fruta milagrosa, baga milagrosa, baga doce, é originária a África Ocidental, e  foi introduzida nas Américas, no final do século XVIII. A planta é um arbusto que cresce até 6m de altura em seu habitat nativo. Suas folhas vão de 5-10 cm de comprimento, e suas flores são marrons. Carrega bagas vermelhas, de 2 cm de comprimento, contendo uma semente em cada fruta. A baga em si tem um baixo teor de açúcar, porem permite manipular o doce. Esse efeito é devido à uma glicoproteína denominada miraculina, (usada comercialmente como um substituto do açúcar) que transforma qualquer acidez em um sabor intensamente doce.
A lingua humana tem 3000 papilas gustativas que detectam 5 sabores - doce, azedo, salgado, amargo e um sabor popularmente chamado Umami. O miraculin faz as papilas gustativas reagirem a açucares e a ácidos geralmente associados ao sabor azedo e o resultado é que o limão fica com sabor de bombom e sabores repelentes se tornam sedutoramente doces e agradáveis. Este efeito dura até que a proteína seja  removida por lavagem da saliva. A baga milagrosa é usada na industria farmaêutica para tornar os medicamentos mais atrativos na degustação para uso entre crianças doentes.



[ * ]Os nomes  frutas milagrosa e baga milagrosa são compartilhados tambem por Gymnema sylvestre e daniellii Thaumatococcus, que são duas outras espécies de plantas utilizadas para alterar percepção da doçura de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário