segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Chia, a sementinha completa

Salvia Hispanica, mais conhecida como Chia, é uma herbácea da família das lamiácias, originária da Guatemala  e regiões central e astral mexicana. Informações contidas no Códice Mendoza, datado do século XVI, dão  conta de sua relevância agrícola àquela época (cultivada pelos astecas). As sementes da Salvia Hispanica eram usadas por guerreiros astecas para se sustentarem durantes longas viagens. Os astecas prescreviam suas sementes para aliviar a dor nas articulações e problemas de pele.  Semente de Chia, de acordo com  evidência científica, começou a ser utilizada para consumo humano cerca de 3.500 anos antes de Cristo. Entre 2600 aC e 2000 aC, foi cultivada no vale do México em Teotihuacan e tolteca civilizações antes dos astecas chegaram lá, e entre 1500 aC e 900 aC, foi usado como moeda no centro do México.

A palavra Chia deriva de Chian, da língua  nahuatl (língua asteca)  que significa "oleoso". Por ser rica em óleos essenciais,  antioxidantes, proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais e fibras, a Chia é tida como um alimento funcional.  É uma fonte de antioxidantes e também flavonoides,  conténdo 23% de proteína e aminoácidos  essenciais e os não essenciais como alanina,  cisteína, glutamina,  tirosina,  arginina, dentre outros, estão presentes na sua composição. Fonte de vitaminas do complexo B, E, vitamina A, contém também cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, selênio, boro e cobre.

Protege o coração, ajudando  a prevenir doenças cardiovasculares, atua na redução do nível de colesterol, atuando também na saúde do sistema nervoso e imunológico. A Chia tem também um efeito saciante, além de ser um vegetal com altíssima concentração de Omega-3. 





Fontes: wikipedia, salviaespanica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário