sábado, 24 de abril de 2021

FRUTAS EXÓTICAS - BLUE JAVA

Nome cientifico: Musa Acuminata x Balbisiana 

O Blue Java, também conhecido como Banana Azul, banana de sorvete , banana havaiana , Ney Mannan , Krie ou Cenizo,   nativa do sudeste asiático, é um híbrido de duas espécies de banana nativas do sudeste da Ásia - Musa balbisiana e Musa acuminata. É um cultivar de banana resistente e tolerante ao frio conhecida por uma fruta aromática doce, que dizem ter um sorvete - como consistência e sabor que lembram baunilha.

Comum na Ásia, Austrália e no Havaí, o plantio é favorável à regiões tropicais. As bananas Blue Java podem atingir uma altura de 4,5 a 6 metros. São resistentes ao vento por causa de seus fortes pseudocaules e sistemas de raízes. As folhas são verdes prateadas. Os cachos das frutas são pequenos, com sete a nove mãos. Os frutos têm de 18 a 23 cm de comprimento e exibem uma cor azul prateada característica quando verdes. O fruto torna-se amarelo claro quando maduro, com polpa branca e cremosa. Eles florescem em torno de 15 a 24 meses após o plantio e podem ser colhidos após 115 a 150 dias. Eles também são populares como plantas ornamentais e de sombra por sua coloração azul incomum, tamanho grande e tolerância a climas temperados.


Dicas de crescimento - Esta banana cresce bem em uma variedade de climas. Gosta de solo uniformemente úmido e bem drenado com níveis bastante elevados de orgânicos misturados e com cobertura morta. Tolera o sol, mas em altitudes mais elevadas precisa de uma boa quantidade de proteção solar. Proteja as frutas em altas temperaturas, colocando um papel de cor clara sobre as frutas. Não fertilize durante a frutificação. Se as temperaturas forem altas, as frutas ficarão pretas e apodrecerão. Mostrou um Pseudo caule mais fraco e precisa de sustentação durante a frutificação para evitar que a planta caia com o peso da fruta. Para fertilizar: 8-10-8; para crescimento; 10-10-15 para frutificação

As bananas servem para melhorar a saúde do coração porque são ricas em potássio, um mineral condutor de eletricidade necessária para a estabilidade dos batimentos cardíacos. A alta concentração de potássio e o baixo teor de sódio na banana também ajuda a proteger o sistema cardiovascular da hipertensão, ataques cardíacos e derrames.



2 comentários:

  1. Muito interessante essa banana azul, sendo rica em potássio melhor ainda ajuda no combate a hipertensão, nota 10, valeu pelo artigo!
    www.planosdesaudeedental.com.br

    ResponderExcluir