segunda-feira, 14 de junho de 2021

FRUTAS EXÓTICAS - JUSSARA

 
A Jussara, ou Juçara   de nome cientifico Euterpe Edulis, é uma palmeira nativa da Mata Atlântica, também encontrada em parte do Cerrado.  Da familia das  Arecaceae, é  mais conhecida pelo palmito do que pelo fruto. Também é conhecida como Jiçara, Palmito-juçara, Palmito-doce, Palmiteiro e Ripeira.

O caule da planta é reto,  cilíndrico, podendo alcançar até 18 metros de altura e diâmetro de 15 centímetros na idade adulta. As folhas são alternas, em número de 8 a 15, compostas e agrupadas em feixes.

Os frutos    são drupas, negras quando maduras e as  inflorescências são do tipo panícula, com abundantes flores femininas e masculinas.    Os frutos   da Jussara e do açaizeiro são parecidos e muitas vezes confundidos. A Jussara tem o fruto mais adocicado, ao passo que o Açaí tem mais polpa. O Açaí demora cerca de 4 anos para iniciar sua produção de coquinhos, já a Jussara leva o dobro do tempo. A Jussara frutifica no outono e na primavera.

Apesar das poucas diferenças entre os dois, a Jussara possui elementos minerais em quantidades próximas aos do Açaí. Ricas em fibras, tem altos níveis de proteína, vitaminas C, B1 e B2, lipídios, ácidos graxos, potássio, cálcio, zinco, ferro e Manganês, além de compostos bioativos como as antocianinas. Fortalece o sistema imunológico, é anti-cancerigena, anti-inflamatoria, retarda o envelhecimento e facilita o fluxo menstrual, previnindo as sensações desagradáveis do período, bem como inchaço e cãibras.

A fruta também é responsável por reduzir os níveis de colesterol, por sua  grande quantidade de ácidos essenciais, que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o considerado mau (LDL). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário