Da família das Arecácias (sinônimo: Palmáceas), o Açaí também conhecidos por açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapós, várzea e nas matas de terra firme, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Guianas e Venezuela.
O seu caule é liso, roliço, longo, de cor clara, sem espinho e no topo estão 12 a 14 folhas. Uma parte da folha, a bainha, envolve o topo do estipe com aspecto liso e verde, é onde se encontra o palmito. O açaizeiro cresce em touceiras, formadas pelas sucessivas brotações laterais, e chega ter até 20 plantas, em diferentes estágios de crescimento. A planta pode atingir mais de 20 metros de altura e o diâmetro do seu estipe (caule), pode variar de 7 a 18 centímetros.
Suas folhas com 2 a 3 metros de comprimento têm folíolos estreitos e longos, semelhantes aos dos coqueiros. O florescimento ocorre a partir do terceiro ano após o plantio. As flores femininas e masculinas são formadas separadamente na mesma inflorescência, portanto, as flores são monóicas. A planta se desenvolve e produz bem em regiões de clima quente, solo com boa disponibilidade de água e não tolera geada. A propagação é feita principalmente por sementes, porque é mais rápida e eficiente que mudas retiradas das touceiras.
Pode-se aproveitar tudo da planta. O palmito é de excelente qualidade para uso culinário. Dos frutos maduros, é extraída a polpa que é consumida na forma de sucos, creme, licor, geléia, mingau, sorvetes e doces. O estipe é usado para assoalho, forro em barracões, lenha, construção de cercas, pontes e currais. As folhas verdes servem de alimento para animais. Pela sua bela arquitetura, o açaizeiro pode ser usado no paisagismo.
O Açaí evita o câncer, o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. O primeiro ponto positivo a respeito do açaí é que ele é rico em vitaminas C e E, que atuam como fortes antioxidantes. Cada 100g dele tem entre 60 a 80 kcal. Ainda são encontradas no açaí sais minerais, como o manganês, cobre, magnésio, cálcio e potássio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário