sexta-feira, 12 de novembro de 2021

FRUTAS EXÓTICAS - MACAÚBA

A Macaubeira (acronomia aculeata) da familia das Arecaceae, é uma palmeira perene nativa,  encontrada em quase todo o Brasil. Suas duas espécies também conhecidas pelos nomes de macaíba. Comi muito na minha infância, aqui no RJ, mas  desconhecia  que era de uma Macaúba, que vinha a alegria de  nossas tardes. Entre nós era conhecido como “coquinho de catarro” que comprávamos na feira ou nos vendedores de frutas ambulantes. A Macaubeira é também conhecida como: mucajá, mocujá, mocajá, macaíba, macaiúva, bacaiúva, bocaiúva, umbocaiúva, imbocaiá, macaúva, coco de catarro, bacaiuveira, coco de espinho, coco baboso, macacaúba, macajuba, macaibeira, mucaiá, mucajuba.


A Macaúbeira pode atingir até ́25 metros de altura. Possui espinhos longos  pontiagudos no estipe. Suas folhas são compostas, pinadas, com ate 5m. Suas inflorescências  têm flores masculinas e femininas com flores femininas na base do ramo e flores masculinas na ponta.

Frutifica com cachos com 40 a 60 coquinhos, começando a frutificar após 4 anos após o plantio. Os frutos, de casca fina e quebradiça, têm polpa macia  fibrosa de cor amarela a laranja escuro. Em seu interior, uma grande e deliciosa amêndoa. A polpa e a farinha são ricas em vitamina A, lipídeos, carboidratos  e proteínas.  Na medicina popular, é uma fonte de betacaroteno (pigmento amarelo-alaranjado encontrado em frutas e vegetais) com propriedades antioxidantes. Rico também em vitamina A, cálcio e magnésio. Contém  também propriedade expectorante.


Todas as partes podem ser aproveitadas. Suas folhas servem para a confecção de redes e linhas de pescaria e a sua madeira pode ser utilizada na construção de casas. Muito utilizada também no paisagismo e na cosmética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário