sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

FRUTAS EXÓTICAS - CABELUDINHA

Também  conhecida como  Cabeluda, a Eugenia cabelluda Kiaersk,  da família das Myrtaceae, é  nativa da Mata Atlântica do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo encontrada também na  parte sul de Minas Gerais. É uma árvore que pode atingir cerca de 8 metros de altura. A Cabeludinha frutifica de Outubro a Dezembro e floresce nos meses de Abril a Junho.

Seus ramos são eretos escuros e flexíveis. As partes jovens da planta são recobertas por pêlos brancos. Suas folhas são opostas de cor verde-escuro, pecíolos curtos, elípticas e agudas nas extremidades. Também conhecida como café cabeludo, jabuticaba amarela, e vassourinha da praia.

Suas flores são brancas, pequenas e numerosas. Os frutos são bagas de forma globosa coroado por uma  uma cicatriz de restos da flor, sua casca grossa, na cor amarelo-canário, com possui uma ou duas sementes grandes, polpa suculenta e sementes com sabor adstringente, sendo consumidas ao natural e em sorvetes e doces.

Os frutos da cabeludinha tem sabor agradável e levemente ácido. São ricos em vitaminas A, C e B, bem como minerais, proteínas, potássio, ferro, cálcio.  A Cabeludinha é metabólica, antioxidante, antiinflamatória, analgésica,  vasodilatadora e cicatrizante entre outras propriedades. A grande quantidade de cálcio da planta promove a força de ossos e dentes. A Cabeludinha também é utilizada como planta ornamental, graças às suas densas ramificações, elegante copa e folhagem verde-escura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário