sexta-feira, 19 de março de 2010

Nome estranho e sabor maravilhoso!

ertencente à família das annonaceae, a Ilama (annona diversifolia) é parente da fruta de conde e graviola
Em um programa na tv, a apresentadora falava hoje de uma "simpatia", não sei bem, em que ela colocava em um recipiente o nome de todas as frutas que conhecia e a fruta que correspondesse ao nome sorteado, ela deveria se privar de ingerir durante todo o ano.  No "sorteio" do ano anterior, a apresentadora se privara de saborear a deliciosa  fruta-pão e o seu Louro, de degustar amoras. 

Bem como perdi o inicio do assunto, confesso que não faz muito sentido para mim me  privar de algo tão gostoso e nutritivo como fruta-pão  ou mesmo das deliciosas amoras . Mas cada um no seu quadrado. Dentre as opções sorteadas no  dia (e que foram as primeiras a serem sorteadas) constavam duas opções: Geribá e Ilama. Geribá eu acho que não é fruta, não sei com certeza mas vou pesquisar. No entanto, a outra  opção, eu tenho certeza: Ilama é uma fruta!

A Ilama é originária do México, Guatemala e El Salvador e pertence à família das Anonáceas; a Ilama (annona diversifolia) é parente da fruta de conde, graviola, etc. Tornou-se conhecida a partir de 1911, quando foi  investigada pela Secretaria de Fitotecnia do Departamento de Agricultura da dos EUA, recebendo o  nome botânico de Annona diversifolia Safford. Seus frutos são grandes, às vezes semelhantes,   na forma e tamanho com a Cherimóia. A Ilameira é árvore pequena, variando de 2,5 a 6 metros, e pode ser cultivada em climas tropicais ao nível do mar. A casca tende a ser verde ou rosa-pálido ou roxo.  A polpa é branca, porém algumas variedades tem a polpa vermelha.  O sabor é tido como excelente em muitas variedades, que rivaliza com o da Cherimóia e a fruta de conde.

A época de colheita dos frutos começa no final de junho, no México e dura apenas algumas semanas. Estende-se desde finais de Julho a Setembro, na Guatemala, de julho a dezembro, na Flórida. Tradicionalmente, os frutos não são colhidos até que eles começaram a se abrir, mas pode ser  colhido um pouco mais cedo e mantido até 3 dias para amolecer. Eles não vão amadurecer se colhidos cedo demais.

Mas voltando ao assunto do sorteio, a  apresentadora resolveu então fazer novo sorteio e a fruta sorteada foi a  Graviola. Ela olhou desconsolada para o Louro e se disse muito triste por não poder comer durante 12 meses  "fruta de conde".
Fonte de pesquisa - http://www.tradewindsfruit.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário