A Operação Sorriso ou Operation Smile, como é conhecida internacionalmente, é uma organização médica não governamental e sem fins lucrativos fundada na cidade de Norfolk, na Virgínia, Estados Unidos, em 1982. A instituição trabalha com crianças que possui lábio leporino, oferencendo a essas, cuidados médicos como a cirurgia reparadora, em todo o mundo. Até a presente data, a Operação Sorriso realizou cirurgias em mais de 140 mil crianças, jovens e adultos em mais de 50 países, entre eles o Brasil[1]
A Operação Sorriso contam com milhões de voluntários, engloba, em sua maioria, estudantes do ensino médico e universitários, em todo o mundo para desenvolver seus trabalhos, principalmente, em países em desenvolvimento, onde coordena programas de formação de médicos, administra programas de assistência aos países para que esses sejam capazes de realizar a reparação da deficiência nos lábios, além de apoiar em programas educativos e pesquisas para a erradicação de lábios leporino.
Os programas cirúrgicos promovidos pela instituição tem o objetivo de dar às crianças, jovens e adultos portadores de lábios-palatinos a oportunidade de ter um sorriso digno. Além dos voluntários, a instituição organiza uma equipa que inclui coordenador local, cirurgiões plásticos, anestesistas, pediatra, médicos e aparelhos de tratamento médico intensivo, enfermeiros, especialistas no desenvolvimento infantil, fonoaudiólogos, dentistas e ortodontistas, entre outros.
[1] Operação Sorriso Brasil - Quem Somos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário