Garcinia livingstonei T. é uma pequena árvore originária do leste da África que pode atingir até 18 metros de altura. Também conhecida como o mangostão Africano é abundante nas regiões mais quentes da África, seu gênero inclui (Garcinia) cerca de 200 plantas, principalmente as espécies asiáticas. O nome Garcinia homenageia Garcin Laurent, botânico francês que trabalhou na Índia, onde o gênero é particularmente diverso, e o epíteto específico homenageia o grande explorador David Livingstone, que foi quem fez um dos primeiros registros da árvore. Entre nós é conhecida como Imbé.
O Mangostões são conhecidos por seus deliciosos frutos, e o mangostão Africano não é nenhuma exceção. É uma árvore muito vistosa e bastante utilizada em paisagisto. Os frutos são pequenos e brilhantes de um tom laranja intenso, de até 4 cm de diâmetro, com uma única semente. O seu sabor é doce e ligeiramente ácido, mas contém também um látex que para alguns é desagradável.
A árvore é usada na medicina tradicional e, em particular a raiz em pó é usado como afrodisíaco. Seus frutos podem ser fermentados e produzir uma bebida alcoólica agradável. É também utilizado na confecção de sucos, gelatinas e sorvetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário