sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Cor da Saúde

beterrabaSeu nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). A beterraba é uma variedade da Acelga. Sua raiz é carnuda, semelhante a um pião. Suas folhas são ovaladas e grandes, e suas flores se reúnem em espigas alongadas. Os frutos (glomérulos) são pequenos e achatados. Da família da Quenopodiáceas, seu nome científico é Beta vulgaris.

Sua cultura na Europa, de onde se origina (regiões de clima temperado e do norte da África), é considerada da mais alta importância economica, visto que é uma grande fonte de açúcar. As melhores regiões brasileiras para cultivo da beterraba, abrangem os estados do Sul e do Sudeste (Sorocaba, Mogi das Cruzes e São Paulo - capital). As temperaturas mais adequadas para o desenvolvimento da planta estão dentro da faixa de 10 a 20°C.

As folhas da Beterraba são mais ricas em alguns elementos ricas do que a própria raiz. Nela encontramos proteínas, calorias, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1, B2, C. A Beterraba funciona como preventivo de resfriados e gripes. Purifica e renova o sangue. É estimulante digestivo e hepático. Tem efeito diurético e de eliminação de sais e do ácido úrico. O suco cru, feito na hora, e também da beterraba cozida são ótimos para enriquecer a alimentação de doentes e para o metabolismo dos pacientes anêmicos.

Alguns pesquisadores informam que, devido ao seu corante vermelho, a beterraba limita o crescimento de tumores malignos, prevenindo lesões provocadas pela radiação. Experiências feitas nesse sentido dão conta que o tratamento nesses casos deve se prolongar por pelo menos três meses. Há porém uma recomendação de se consultar o médico para esse tipo de tratamento.

FICHA DA PLANTA:
Características: Herbácea de raiz tuberosa e inflorescência terminais de flores esverdeadas, originária da Europa.
Dica de Cultivo: As melhores regiões brasileiras para seu cultivo abrangem os estados do Sul e do Sudeste. Semear 2 a 3 sementes por cova a 1cm de profundidade de fevereiro a junho. Transplantar quando a planta atingir 10 a 16cm ou 4 a 5 folhas. O espaçamento é de 60cm entre plantas.
Outros Nomes: Port.: : Esp.: beterraga; Fr.: Beterrave; Ingl.: Beet.
Princípio Ativo: Aminoácidos, betaina, asparagina, vanilina, rafanol, sais minerais e vitaminas. Propriedades: anti-anêmico, tônico cardíaco, diurético e anti-reumático.
Indicações: Combate inflamações, estresse, anemia, facilita a digestão, regula os intestinos e purifica e controla a cor do sangue. O chá das folhas é ótimo para anemia. O tubérculo é alimentício.

2 comentários: