quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Você sabe o que é Umami?

"Umami é considerado por alguns autores como o "quinto" gosto básico, além dos quatro já conhecidos (doce, amargo, ácido e salgado). Pode ser comparado ao gosto da carne, e foi descrito inicialmente em 1908 por um pesquisador da Universidade de Tóquio chamado Kikunae Ikeda." (Wikipedia). Para Alexandre Tatsuya do blog papocomsake.blogspot, Umami é um substantivo que deriva de "Umai", que se refere à ótimo, gostoso, bom ou perfeito, bastante usado na gastronomia. Dito isso, você entendeu tudo não é? Não? Pois eu também não. Custei a decifrar com esses meus poucos neurônios ainda utilizáveis, o que seria esse Umami.

A ORIGEM DO GLUTAMATO
A fonte de todo gosto Umami é o glutamato, um aminoácido encontrado em diversas proteínas. A carne bovina, de frango, de peixe, os frutos do mar, todos contém altos índices de glutamato livre, que estimula os receptores de gosto da nossa lingua.

Ao preparar seu caldo de carne, acrescente presunto. Voce terá aquele intenso e delicioso sabor que forma a base da grande parte da cozinha ocidental. Agora combine com hortaliças e outros alimentos e o resultado será um prato de gosto Umami mais intenso do que com um único ingrediente. Acrescente cogumelos, aspargos ou cebolas ao seu prato de carne, aproveite, talvez, para guarnecer com aliche, e saboreie uma maravilhosa energia que realça ainda mais o Umami.

O tomate é o mais Umami de todas as hortaliças. Contém um alto teor de glutamato, que aumenta o umami da carne ou do peixe. O conteúdo de glutamato do tomate vai aumentando à medida em que ele amadurece, tornando-o uma das bases de molhos e condimentos e um ingrediente essencial de pratos de todo o mundo. Longe de ser uma nova descoberta, o Umami talvez faça parte das nossas primeiras lembranças.
Fonte: Seleções

2 comentários:

  1. Muito interessante! Eu nunca tinha ouvido falar em "Umami". Como eu gosto muito de tomates, acho que deu pra entender. O tomate é muito versátil, quente ou frio, cru ou cozido, ele dá o sabor final e "redondo" na maioria dos alimentos, ou seja, ele é o vermelhinho que satisfaz "umamimamente" (rss...).
    Bjs.
    Estela

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou louca por tomate. Não passo um dia sem uma saladinha basica no almoço e no jantar. Grata por comentar. Um grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir