quinta-feira, 12 de março de 2009

Néktar dos deuses

nectarinaDe casca lisa e geralmente mais doce e menor que o pêssego, a nectarina é erradamente identificada como um cruzamento entre o pêssego e a ameixa. Seu nome cientifico é Prunus Persica var. nectarina., sendo portanto, uma subespécie do pêssego. Seu sabor foi considerado tão delicado que seu nome derivou da palavra grega nektar, que significa "bebida dos deuses".

Sua origem ainda é um mistério. Essa fruta foi descrita primeiramente por um escritor europeu no ano de 1587 e, em 1629, Parkinson relatava que existiam seis variedades de nectarinas na Inglaterra.

É uma planta de clima temperado, produzida no Sul e Sudeste do Brasil, especialmente Rio Grande do Sul e São Paulo. A nectarina é digestiva, diurética e pouco calórica. É semelhante ao pessegueiro, sendo que as diferenças básicas são com relação aos frutos que apresentam a casca com ausência total de pêlos e bastante coloridas.

O pêssego e a nectarina são boas fontes de vitamina C. Os de polpa amarela são ricos em vitamina A. São ainda, fonte de fibra, potássio, fósforo e até algum cálcio.

7 comentários:

  1. Gosto muito desta fruta,gostei de saber as fontes de vitamina.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Alo Amiga estou de volta, parabéns por seu Post, muita criatividade, excelente! Na oportunidade quero de coração agradecer sua gentileza por visitar-me, tudo isto me deixa muito honrado e feliz, nos encontraremos sempre por aqui, sucesso, muita luz e fique com Deus. Volte sempre.

    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel, também gosto de nectarina, alias sou louca por frutas. Grata pela visita.
    Beijo grande,
    Edilza

    ResponderExcluir
  4. Ola Valdemir, é sempre muito bom tê-lo por aqui. Sua presença é sempre bem-vinda. Um grande abraço,

    Edilza

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dessa fruto e há mesmo um boato que seria uma mistura de pêssego com ameixa, bom saber que é uma fruta original.

    ResponderExcluir
  6. Adoro frutas.
    Fiz um doce de carambola e postei no blog.
    O que você sabe sobre as carambolas? è verdade que não faz bem a quem sofre de insuficiência renal?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Estela, segundo um estudo publicado é verdade. Porém para as pessoas saudáveis ela é excelente fonte de vitaminas e minerais. E é deliciosa.
    Beijo,
    Edilza

    ResponderExcluir