quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mais que um tempero!

nuvalCientistas americanos liderados por Yale, criaram um ranking de alimentos onde classificam o valor nutricional dos alimentos em uma escala de 1 a 100. Quanto maior for o indice, maior o valor nutritivo do alimento.

Nessa escala de classificação denominada Nuval System (overall Nutritional Quality index)*, 13 alimentos - damasco, aspargo, vagem, bluberry, brócoli, repolho, couve-flor, kiwi, alface, quiabo, laranja, espinafre e morango - tem o índice nuval de 100. Mas o que vale destacar é um tempero especial, ranqueado por esse novo índice com a classificação 92. Sem dúvida é um belo número, mas os beneficios da cebola não param por aí.

A ampla lista inclui a capacidade de reduzir a gordura e açúcar no sangue e melhorar a saúde do sistema gastrointestinal. A cebola é uma das maiores fontes de flavonóides naturais. É sabido que entre as propriedades dos flavonóides está sua capacidade de sequestrar os radicais livres, metais e prevenir o envelhecimento celular. Assim, apesar do cheiro e do choro, a cebola é uma fonte de saúde.

* http://www.nuval.com/

5 comentários:

  1. Amiga,
    Notei que vc visitou o Compartilhando as Letras,mas não comentou. Gostou?? Como chegou até nós?? Apareça mais vezes. Esse espaço aqui também é lindo e informativo.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aguardo-lhe mais vezes por lá, ok::Vamos trocar idéias.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o esclarecimento,passarei a comer cebola com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Edilza volta e meia, olha eu aqui novamente, passando para agradecer sua atenção, gentileza e amizade. Acredito que a verdadeira amizade nunca se desgasta, portanto assim quanto mais se dá mais se tem. Aproveito para compartilhar com você de Esmeralda Ferreira Ribeiro;
    “ Força de viver...
    Grita ao mundo
    a tua alegria,
    a tua generosidade,
    a tua disponibilidade,
    a tua força de amar.
    E daí,
    a tua confiança,
    a tua esperança,
    a tua disposição de lutar.

    Diz-lhe
    que vale a pena viver,
    que a grandeza está no ser,
    e é preciso acreditar
    que a vida é causa maior.
    E assim,
    o efêmero vai passar,
    mas o que fizeres de perene
    jamais se pode perder,
    é autêntico valor.”

    Obrigado por sua visita, a casa é nossa, volte sempre! Também de todo coração votos de um excelente e animado fim de semana. Paz, saúde, proteção, prosperidade e muitas bênçãos. Fique com Deus, um forte e fraterno abraço. Brilhe sempre!!!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  5. Agradeço aos queridos amigos a visita. Um grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir