segunda-feira, 27 de julho de 2009

Frutas Exóticas - Durião - Durio Zibethinus

O tamanho, a forma e o peso dependem do cultivar. A fruta tem um odor ruim mas a polpa, vendida cortada e dividida em segmentos, envolvidas em plástico-filme, tem gosto de caramelo.

Na malásia, é usada em receitas culinárias, sendo cozidas com açúcar ou água de coco. O fruto fresco e maduro é considerado afrodisíaco por todo o sul da Ásia. Suas sementes (assadas) podem ser consumidas também para o mesmo fim.

Da família das Malvaceae, subfamília Bombacoideae, o Durião é nativo da Malásia e da Indonésia. Embora seja plantada em pequena escala ao longo dos trópicos, a produção comercial está principalmente na Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas, Vietnan, Índia e Austrália. É árvore de grande porte , de tronco reto e folhas alternadas. Entre nós é conhecida como Durião. Nos países de lingua inglesa Durian; Na Espanha durián e na Indonésia, duren, ambetan, kadu.

É rico em cálcio, fósforo, potássio, ferro, vitamina C dentre outros. Habita em clima tropical e cresce melhor em solos férteis, profundos com abundante matéria orgânica. Existem 28 espécies, mas apenas 8 têm frutos comestíveis. O extrado de folhas, frutos e raízes são usados para reduzir a febre, e no tratamento de icterícia, edema, e doenças de pele. Por exalar um cheiro enauseante, é proibido transportar o fruto em transporte público na Malásia.

7 comentários:

  1. Ohh...adorei.
    Muito bom saber de coisas que desconheciamos. Gostei muito do teu blog. Vou passar aqui mais vezes.
    Olha, tb tenho um blog, desde já te convido a conhecer: Ideias de Barbara.

    Mil beijos
    Barbara

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbara,
    Fico muito honrada com sua visita e seus elogios. Seu blog é maravilhoso e com toda certeza visitarei bastante. Um grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Seu banner está no meu blog www.victorsgomez.com

    ResponderExcluir
  4. Esta é uma fruta que realmente, nunca tinha visto antes :D

    ResponderExcluir
  5. Edilza, o Durião deve ser da família da graviola, pois tem aparência semelhante. É também uma fruta deliciosa e rara, ao menos no Sudeste.
    Eu não conheço essa e vou tentar encontrar no mercadão em Sao Paulo, pois falam que lá tem frutas de várias regiões e paises.
    Um beijo amigo

    ResponderExcluir
  6. Ola Gato Guga,
    Na realidade o durião pertence ao gênero durio, da família das malvaceae subfamilia Bombacoidaeae. A graviola pertence pertence ao gênero annona, família Annonaceae. Nessa família se enquadra a fruta de conde, a graviola, a atemóia, a cherimoia, etc. Um abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir
  7. este site é bom estou a fazer um trabalho e isto ajudou-me bastante obrigado

    ResponderExcluir