sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Valor Nutritivo das Frutas

fruta é saúde O que a fruta proporciona

- água: constitui entre 80 e 93% da maioria das fruta-se de uma água não contaminada, que contém dissolvidas numerosas substancias biologicamente ativas.

- açúcares: os mais abundantes são a glucose e a frutose, que passam diretamente para o sangue sem precisarem ser digeridos, proporcionando energia de maneira rápida. Algumas frutas como as laranjas, as maçãs, o melão e a melancia e a manga contém também sacarose.

- amido: é muito escasso ou inexistente na maior parte das frutas. Isso porque com a maturação, o amido vai se transformando em açúcares simples (glucose e frutose). A banana é, de todas, a fruta mais rica em amido (1% a 2%).

- fibra: na sua maior parte, do tipo solúvel (pectina e hemicelulose).

- ácidos orgânicos como o cítrico, que potencializam a ação da vitamina C: são anti-sépticos e produzem alcalinização do sangue e do interior do organismo.

- vitaminas: sobretudo a vitamina C e a provitamina A (betacaroteno), que são potentes antioxidantes.

- minerais: especialmente potássio, magnésio, cálcio e ferro.

- flavonóides, antocianinas e outros elementos fitoquímicos, que atuam como verdadeiros medicamentos evitando a arteriosclerose, fluidificando o sangue e prevenindo o câncer.

O que a fruta não contém
- colesterol
- purinas
- substâncias tóxicas

fonte: Enc.Plantas Medicinais

3 comentários:

  1. Oi amiga...estou comemorando 5000 visitas e queria dividir minha alegria com voce oferecendo meu selo de comemoração...ficaria muito feliz se voce aceitasse...bjs Teresa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Edilza, tudo bem?
    Passei pra dar um a lida no seu blog.
    Sempre muito interessante.
    Bom final de semana pra ti!!

    ResponderExcluir
  3. Thanks for the information, this is very useful for me

    ResponderExcluir