sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Frutas Exóticas - Umbu - Spondias tuberosa

frutos do umbuzeiro
Originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro, o Umbu (Spondias tuberosa), da família das anacardiaceas, é também conhecida como "árvore sagrada do sertão", graças a Euclides da Cunha, devido ao seu grande reservatório de água. Ocorre no Piaui, Ceara, Rio Grande  do Norte, Paraiba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia ate o norte de  Minas Gerais.

O nome Umbu foi dado pelos índios, do tupi-guarani "y-mb-u", porque a planta é tida como árvore que dá de beber. Sua madeira é leve, mole, facil de trabalhar e de baixa durabilidade. A madeira é usada como lenha, carvão, na confecção de cachimbos, em obras internas, caixotaria, e pasta para papel. As flores do umbuzeiro são melíferas, muito utilizadas na apicultura local.

O umbuzeiro é uma arvore de crescimento lento, com cerca de 6 m de altura e copa larga. Propaga-se por sementes e frutifica de dezembro a março. De sua baga de polpa doce e aquosa, se obtém um sumo, que é o ingrediente principal da “Umbuzada” , bastante popular no sertão. O sumo do umbu é cozido com leite e rapadura até engrossar. Da baga do umbuzeiro também se obtém creme para imbuzada, doces, compotas, sorvetes, refrescos, calda para refrescos, vinagre, umbuzeitona, vinho, licor, batidas, geleia, surupio (polpa com farinha), umbu cristalizado, e caxixadas. A "agua" contida nas intumescencias das raízes do umbuzeiro serve para matar a sede de homens e animais.

As folhas frescas ou refogadas podem ser consumidas em saladas. A casca do tronco e dos galhos e usada pelo sertanejo para combate as diarréias, disenterias, blenorragias, verminoses e outros males. A casca cozida tem propriedades adstringentes e é usada para combater afecções da garganta. A água que se acumula nos ocos dos troncos e galhos do umbuzeiro, segundo os sertanejos, servem para lavar olhos doentes e inflamados. A agua da batata é usada como vermifugo e antidiarreico.

A fruta tem vitamina A, C e vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo. Na medicina caseira a decocção de folhas do umbu (1 colher de folha em uma xícara de água) combate moléstias da córnea.

Fp:  Plantas da Medicina Popular do Nordeste; Plantas forrageiras das caatingas - usos e potencialidades

4 comentários:

  1. Olá amiga
    Suas notícias enviadas são excelentes, mas gostaria de saber porque não posta no diHITT as postagens do seu blog? bj

    ResponderExcluir
  2. Ola Victor,
    Grata pela presença. Meu blog está cadastrado no dihitt e as postagens estão lá sim. É um prazer tê-lo por aqui. Um abraço e sucesso,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Olá moro em uma cidade do interior da bahia Cocos-ba e o pessoal todo aqui está tomando o chá da raiz do umbu e dizendo que está emagreçendo (8 a 10 kg), será se isso é mesmo verdade até onde isso pode acontecer??? ou é apenas mais uma istória.

    ResponderExcluir
  4. Não encontrei nenhum registro ou estudo cientifico que atribuisse ao umbu a propriedade de emagrecimento. Fiz um post sobre plantas contra a obesidade. Procure no link http://saudepelasplantas.blogspot.com/2009/10/plantas-contra-obesidade.html.
    Vou pesquisar um pouco mais sobre o Umbu e te informo, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir