sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Valeriana, a planta que acalma os nervos

A Valeriana produz efeitos bastante diferentes, conforme atua sobre os seres humanos ou sobre os animais. Aos primeiros proporciona um notável efeito sedativo, enquanto aos segundos estimula vigorosamente. Assim, por exemplo, os gatos ficam eufóricos quando cheiram a planta e esfregam-se contra ela com grande deleite. A valeriana é muito util em casos psicossomáticas, nervosismo ou stress.
Ela cresce espontaneamente nas orlas dos bosques, prados úmidos e margens dos rios da Europa. Naturalizada na América do Norte e na região mais meridional do continente americano. A Valeriana - valeriana officinalis L - é uma planta herbácea da família das Valerianaceas, de caule eretos e flores pequenas e rosadas. A parte utilizadas na fitoterapia são a raizes e o rizoma. Em Portugal é conhecida também como valeriana-menor, valeriana-silvestre; na Espanha como hierba de los gatos; na França valériane e English valerian ou valerian na Inglaterra.

valeriana officinalis L
Esta planta é usada teurapêuticamente desde o Renascimento, quando se descobriu a sua propriedade de evitar os ataques epilépticos. Tem efeitos tranquilizantes, sedativos, soníferos, analgésicos, antiespasmódicos e anticonvulsivantes. Produz uma sedação de todo o sistema nervoso central e vegetativo, diminuindo a ansiedade. Também diminui a pressão arterial. A sua ação é semelhante à dos fármacos tranquilizantes maiores ou  (fenotiazinas e derivados), mas sem nenhum dos efeitos tóxicos destes. É , através de infusão ou maceração das raízes, indicada:
- no combate à ansiedade, neurose de angústia, neurastenia ou irritabilidade, dores de cabeça, palpitações, arritmias, hipertensão arterial essencial (a que não tem causa orgânica), tremores, estômago afetado por nervosismo, cólon irritável e outras doenças psicossomáticas. Por sua ação sonífera, combinando-se a infusão com um banho da planta antes de deitar, obtém-se ótimos resultados. A valeriana combate também a asma por conta de sua ação espasmódica e sedativa, evitando o espasmo dos brônquios
que, juntamente com o edema da mucosa, é um dos fatores causadores da asma.

Fonte: Enc. plantas medicinais; http://www.clarocet.com/referencelibrary/valerian/safety.htm

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu já usei e recomendo! Tinha insônia, um chá de valeriana me fazia dormir como se tivesse tomado remédio! Só que precisa tomar cerca de duas a três horas antes de deitar, pois é natural e demora um pouco para fazer o efeito. O único problema é o forte cheiro (de chulé!!) e o gosto horroroso! Mas agora descobri que existe a valeriana em cápsulas, então se tomar 3 cápsulas é um porrete, caio e só acordo no outro dia! E detalhe: durmo muito bem e acordo bem disposta! Realmente é uma planta excelente! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ela melhorou um probleminha com as enxaquecas. Grata pela presença e pelo comentário. Abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir