Do Cerrado, a Cagaiteira ou Cagaita (Eugenia dysenterica DC) conhecida espécie típica da nossa 'savana', ocorre em cerrados ralos e até em cerradões. Além de medicinal, é uma bela árvore ornamental também. De porte médio, tem de 4 a 10 m de altura, pertence à família Myrtaceae, florescendo de agosto a setembro e frutificando de setembro a outubro. Suas flores são brancas e muito perfumadas. Seus frutos são bagas achatadas de 2 a 3 cm, carregando de 1 a 3 sementes brancas, envolvidas pela polpa ligeiramente ácida, sendo bastante consumidos, tanto ao natural como na forma de doces, geléias, sorvetes e sucos.
É rica em vitamina C, tem elevado teor de água, e o maior teor de ácido linoléico (10,5%) que o azeite de oliva. Depurativa , adstringente, antidisentérica, diurética; Na medicina popular são usadas contra antidiarréicas, para problemas do coração, e também no tratamento de diabetes e icterícia. Esses frutos quando consumidos em excesso ou quentes, podem causar diarréia e embriaguez.
O Cerrado ocupa 24% do território nacional, pouco mais de dois milhões de quilômetros quadrados. Segundo estudos atuais, restam 61,2% desse total, em áreas distribuidas no Planalto Central e no Nordeste, estando a maior parte na região Meio-Norte , nos estados do Maranhão e do Piauí. Existem áreas de Cerrado também em Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, bem como em São Paulo. É a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia, e savana tropical mais rica do mundo em biodiversidade. Além disso, o Bioma Cerrado é favorecido pela presença de diferentes paisagens e de três das maiores bacias hidrogáficas da América do Sul. Concentra nada menos que um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário