segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O estresse, inimigo silencioso


Então o natal veio  e com ele a correria e o estresse envolvidos na compra de presentes, preparação da ceia e todos os procedimentos de praxe que o evento comporta. Mas, para nossa saúde o estresse é um veneno fatal. Ele tem sido ligado com quase todas as doenças mais comuns da atualidade que são os ataques cardíacos, a pressão alta, úlceras, colite, dor de cabeça, nas costas, asma, e até mesmo o câncer.  É essencial tomarmos medidas para reduzir o estresse de modo a evitar essas terríveis consequencias. Para identificá-lo, considere a seguinte lista:
- dor de cabeça ; transpiração inexplicável; náusea e/ou vômitos inexplicáveis; sensação de demaio; dor de estômago; intestino solto; frequencia e urgencia em urinar; perda de interesse sexual; baixa concentração; cansaço, sensação de sufocamento; dificuldade de memória; incapacidade para relaxar; ansiedade e angústia; irritação e nervosismo; problemas no sono; choro sem causa aparente e muitos outros eventos.

Identificado algum sintoma, procure um profisional que vai orienta-lo. No entanto, até lá em sua alimentação, prefira os seguintes alimentos:

- frutas cruas, principalmente morangos, pêra, caju, frutas cítricas, acerola, kiwi, camu-camu,melão, ameixa fresca, cereja fresca e framboesa.
- verduras e legumes crus, que devem ser usados em abundância: nabo, pimentão, agrião, cebolinha, couve, brócolis, couve-flor, espinafre, escarola, rabanete, tomate, alface;
- Castanhas, principalmente a macadâmia, a castanha do pará, nozes, amêndoas, pinhão;
- cereais integrais que devem ser usados de maneira variada, principalmente a aveia e o trigo;
- iogurte desnatado.

Evite:
- alimentos estimulantes - café, chá-mate, chá-preto, coca-cola, chocolate, vinagre e pimentas;
- embutidos e fast-foods;
- alimentos ricos em gordura - bacon, manteigas, presunto, etc
- bebidas alcoólicas
- alimentos refinados que são pobres em nutrientes.

Fonte: Saúde com sabor

3 comentários:

  1. Olá, Edilza! Gostei do post. Tudo a ver com final do ano e Natal e Reveillon, estas coisas.
    For abraço, tudo de bom para vc em 2010, sucesso no seu blog e sua vida pessoal e profissional. E obrigada pelo apoio neste ano que passou!

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga, grata pela visita e pelos votos. Desejo-lhe um 2010 com bastante saúde, muita paz, amor, muitas alegrias e que tenhamos muitas vitórias para comemorar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Contagem
    regressiva para 2010...Desejo a você: Um feliz 365 dias de
    felicidade;52 semanas de saúde e prosperidade;12 meses de amor e
    carinho;8760 horas de paz e harmonia;Que neste novo ano você tenha 2010
    motivos para sorrir... .UM BEIJÃO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir