quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A Tâmara da Índia

tamarindo
Tamarindo (Tamarindus indica L) ou Tâmara-da-ìndia é muito utilizada em seu país de origem como fruta de mesa e também é bastante usada para sucos e conservas, sendo  um dos ingredientes do molho Worcester.  Foi levado para a península Ibérica pelo Árabes e para nosso país foi trazida pelos portugueses.
É também conhecida com outros nomes, ou seja tamarindeira, tamarineira, tamarindo, tamarinho, tamarina, maná-do-Brasil, jubaí. Portugual.: tamarindeiro, tamarinho; Espanha: tamarindo, tamarindero, mandarín; França: tamarin, tamarinier; Inglaterra: tamarind. É  cultivado em todas as regiões tropicais e subtropicais, não somente pelos frutos comestíveis como também  pelo seu poder medicinal.

É muito utilizada como ornamental. É árvore de folhas perenes, que atinge até 25 m de altura  sendo originária das savanas secas da África.Os frutos são vagens pendentes que contém uma polpa marrom que envolve as sementes, em números de 3 a 8 envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tártarico (11%), ácido acético, ácido cítrico. Seu fruto de sabor ácido e doce, é rico em vitamina C, proteínas e ácidos (tartárico, málico e cítrico), sendo um excelente antipirético. O Tamarindo é também laxante, colerético e colagogo suave; refrescante, tonificante, anti-helmíntico e vermífugo.

Na Tailândia, sua polpa é polvilhada com açúcar e consumida como doce cristalizado. No vietnã se consome um docinho chamado mut me (veja ilustração abaixo) muito utilizada nas festas de Ano Novo.


Mut me
Origem da foto: http://nothingbuthats.blogspot.com/2007/02/shopping-for-tet.html

Fonte: cantoverde.org

2 comentários:

  1. Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos,
    não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.
    Miguel Unamuno

    De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás.

    De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou.

    De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.

    De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: AMAR.

    De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade.

    De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver. .

    Feliz Ano Novo !!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço os votos e desejo-te muito sucesso, Principe.

    ResponderExcluir