segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Agrião: estimulante, depurativo e balsâmico

Uma pesquisa* conduzida pela Universidade de Ulster sugere que o agrião reduz o dano ao DNA de glóbulos brancos - considerados como um importante fator que pode desencadear o desenvolvimento do câncer. A pesquisa foi publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition, sendo que outros cientistas checam as pesquisas antes de sua  publicação na revista.

Na pesquisa, voluntários saudáveis, em número de sessenta, consumiram 85 gramas de agrião frescos todos os dias da semana por oito semanas. Os pesquisadores fizeram exames antes e depois da mudança na dieta e descobriram que o dano ao DNA de glóbulos brancos teve uma diminuição de 22,9%.

O agrião (Nasturtium officinalis R. Br.)  é uma planta rasteira da família das Cruciferas, com folhas de cor verde intensa e pequenas flores brancas. Em seu habitat natural, cresce perto de fontes e riachos, sendo muito abundantes no Brasil. Sua provável origem é a região Sudeste da Ásia.  É conhecido por outros nomes: Agrião-d´agua, Agrião-do-rio - no Brasil; Agrião-de-água, Mastruço-dos-rios - Portugal; Berro de la fuente, Bastuerzo de agua - Espanha; Cresson des fontaines, Cresson - França; Watercress - Inglaterra.

Suas propriedades
O agrião contém um glicosídeo (gluconasturtósido), iodo, ferro, vitaminas A, C, E e um princípio amargo. É indicado em casos de gota, artritismo, obesidade e alimentação ricas em carnes e gorduras, sendo importante ingerí-los crús, ou através do suco adoçado com mel, a cada refeição. Possui também um efeito estimulante sobre todas as funções do organismo, abrindo o apetite e ativando o metabolismo. Seu efeito expectorante promove o descongestionamento do aparelho respiratório.

O uso de cataplasmas de agriões, aplicados sobre feridas ou chagas de dificil cicatrização, facilitam a formação de pele nova, regenerando, também, pele em casos de eczemas, acne e dermatoses. Nesses casos, preparam-se o cataplasma com 100g de agrião fresco triturado, aplicando-se sobre as zonas afetadas, envoltas em gazes.

Cuidados
O agrião têm um notável efeito depurativo do sangue, sendo também tonificante e aperitivo. No entanto,   um  cuidado em sua na ingesta  diz respeito às mulheres grávidas, que devem se abster de comê-lo  por seu possível efeito abortivo. É conveniente, também, não ingerir grandes quantidades, uma vez que podem tornar-se irritantes para o estômago. As plantas que já tiverem flores ou frutos devem ser rejeitadas, pois se tornam demasiadamente fortes.

Outro cuidado importante diz respeito à procedência da planta, cuja  água onde crescem deve ser  livre de poluição. Para os que como eu gostam de plantar, a Revista Globo Rural publicou uma interessante artigo.   Um vídeo muito bacana também está disponivel,  para conhecer  mais sobre o cultivo dessa planta.


Fonte: Enc. Plantas; *http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/02/070215_agriaocancerfn.shtml

2 comentários:

  1. Seu post é ótimo as plantas medicinais tem um alto grau de poder curativo, anestésico além de estimular o nosso organismo. Parabéns pelo post.
    Estamos aproveitando e seguindo seu blog e levando vocêconosco para aumentar a sua divulgação.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Sergio,
    Grata por sua presença e palavras elogiosas. Parabéns pelos seus blogs e volte sempre.
    Um abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir