Da família das Anacardiaceae, a Gandaria (Bouera Macrophylla Griff.) é originária do norte de Sumatra, na Península Malaia e Java ocidental, sendo cultivada extensamente como uma árvore frutífera na Tailândia e em Sumatra. Ocorre naturalmente nas florestas de altitude inferior a 300 metros de altitude, mas tem sido cultivada com sucesso até altitudes de cerca de 850 metros.
A árvore pode crescer até 27 m de altura, e suas folhas são sedosas e avermelhadas quando jovens. Suas flores são pequenas inflorescencias esverdeadas. A fruta é suculenta com um gosto doce e ligeiramente ácido, que de acordo com sua variedade, tem um cheiro fraco de terebintina. Há uma semente em cada fruta, similar àquela da manga porém menor no tamanho. O fruto inteiro, incluindo a sua única semente, é comestível. É fruta muito popular. Os povos locais usam as folhas novas como vegetais e consomem-nos com pastas feitas dos pimentões e do camarão. Contém carboidratos, gorduras, proteinas, calcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1 e B2 e uma grande quantidade de vitamina C.
É também conhecida como Marian plum, Maprang, Marian mango e gandaria (ingleses); mango prugna (Itália); miliampère-praang (Tailândia); miliampère-Yong (Tailândia); ramania (Indonésia-Malasia); gandaria (Indonésia-Java, Sunda); kundang, rembunia, setar (Malasia).
Fonte de.academic.ru/dic.nsf
Fonte de.academic.ru/dic.nsf
Amei seu blog.Ele é sensacional.Utilizarei ele nas minhas pesquisas.Obrigada pela visita.Volte sempre.Abraços.
ResponderExcluirhttp://ailce.blogspot.com