sexta-feira, 16 de abril de 2010

A família das Anonáceas

A Annonaceae   é uma família de plantas floríferas constituídas por árvores e arbustos com cerca de 2150 espécies identificadas e mais de 130 gêneros.     Apenas quatro gêneros, Annona (fruta-de-conde, araticum-do-brejo, graviola-do-norte, araticum-cagão-verdadeiro, graviola-do-ceará, cherimóia, araticum-de-tabuleiro, araticum-laranja, ilama, coração-de-boi,  araticum-da-bahia, araticum-ponhê, ata-do-ceará,  graviola-das-guianas, ata-de-mato-grosso); Rollinia  (fruta-da-condessa, araticum-alvadio, araticum-do-espírito-santo, marolinho-do-campo, etc);  Uvaria e Asimina produzem  frutos comestíveis.   Vê-se que o substantivo anona abrange um extenso rol de gêneros e espécies dessa família. [1]

As anonáceas se caracterizam por produzirem frutos compostos (sincarpos), sendo a graviola (Annona muricata L), uma das frutas mais importantes desse gênero. A graviola (A. muricata L.), por sua vez, pertence ao grupo denominado Guanabani, ao qual também pertencem o araticum-do-brejo (A.glabra L.), e o araticum-das-montanhas (A. montana Macfad).

A família está concentrada nas regiões tropicais, com poucas espécies encontradas em regiões temperadas. O Araticum ( Annona glabra ) é árvore de pequeno porte encontrada em todo território brasileiro, principalmente nas áreas costeiras. A análise dessa planta sugeriu potencial efeito antiinflamatório. Estudos sobre a Annona glabra, comumente conhecida no Brasil como araticum-do-brejo e araticum-bravo, têm demonstrado grande quantidade de compostos de natureza química diversificada nas mais variadas partes da planta.

Os principais grupos de compostos presentes em extratos preparados de cascas, caules, folhas e frutos da annona glabra, são os alcalóides, as acetogeninas e os diterpenos. Dentre estes, o ácido caurenóico, é um dos mais estudados, para o qual várias atividades biológicas já foram descritas, desde a inibição da replicação do vírus HIV em linfócitos, como agente citotóxico,  larvicida,  antimicrobiano, vermífugo, esporicida, analgésico, contraceptivo, relaxante da musculatura lisa vascular aórtica de ratos, até como agente antiinflamatório.[2]
A planta é também conhecida como Araticum-bravo, Araticum-caca, Araticum-cortiça, Araticupana, Araticum-d'água, Araticum-da-lagoa, Araticum-da-praia, Araticum-de-boi, Araticum-de-jangada, Araticum-de-mangue, Araticum-do-bréjo, Araticum-do-mangue, Araticum do Rio, Araticunzeiro-do-brejo, Caroáo, Maçã-de-cobra, Mulato, Cortiça, Cortisso. A planta é muito utilizada como porta-enxerto.

 [2] http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2009000100017&script=sci_arttext
 [1] Enc. Agr. Bras.

3 comentários:

  1. O suco e o sorvete de graviola são deliciosos.bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Zi
    amiga adoro passar por aqui e conhecer um pouquinho desse mundo maravilhoso. Obrigada por compartilha-lo conosco.
    Abreijos (abraços e beijos) no seu coração e um Super Feliz Dia do Amigo (18/04). Em homenagem ao dia do Amigo, o banana com farinha postou as cores dos amigos, passa lá e veja qual a sua.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. São mesmo Soninha. Fico feliz em tê-la como amiga. Um domingo cheio de alegrias pra você!

    ResponderExcluir