segunda-feira, 19 de abril de 2010

Goiabeira, corta a diarréia e tonifica

Antes da chegada dos colonizadores ela já era cultivada pelos nativos mexicanos. A goiaba é uma das frutas mais ricas em vitamina C, já que algumas variedades têm até cinco vezes mais desta vitamina que a laranja. As folhas e a casca da raiz da goiabeira contém taninos, que na América Central a tempos imemoriais era empregadas para combater as diarréias e a disenteria.  Aplicada localmente, sob a forma de bochechos  gargarejos a decocção de suas folhas é também útil no combate à estomatite - inflamação da mucosa bucal - e à faringite.

Seu fruto contém mucilagens, pectinas, protídios e lipídeos, minerais (potássio, cálcio, ferro, fósforo) e vitaminas A, B e C. Suas principais propriedades são antiescorbúticas, remineralizantes e tonificantes, especialmente indicadas em casos de esgotamento físico, desnutrição e debilidade. O chá das folhas, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e  garganta

A goiabeira (Psidium guajava L.) é uma árvore da família das Mirtáceas, é nativa do Brasil  sendo encontrada expontaneamente em todo o território. Existem muitas variedades, sendo a vermelha a mais generosa em calorias, vitamina C, calcio, fósforo e ferro.

2 comentários: