sexta-feira, 30 de abril de 2010

Frutas Exóticas - Puruí

Árvore que alcança até 4 m de altura, com folhas de coloração verde-intensa e brilhantes e de  flores  brancas. O Puruí vem do tupi-guarani, significando “Fruta acre e doce” , visto que lembra o sabor forte do doce de marmelo, com um doce muito agradável. Frutifica durante o ano inteiro e mais freqüentemente de setembro a novembro.
Com seu delicioso sabor adocicado, a marmelada-nativa pode ser consumida in natura ou utilizada no preparo de doces e, especialmente de geléia. Com as sementes torradas e moídas - cada fruto guarda de 10 a 30 sementes - as populações regionais preparam uma bebida que substitui o café.

É também conhecida como marmelada, marmeladinha, marmelada-nativa, marmelada-do-campo, marmelada-macho, marmelada-de-cachorro ou marmelada-de-bezerro, puruí-grande, puruizinho; Puruí-pequeno; Apuruí (Amazônia); Marmelada-nativa (Centro-Oeste); Goyave noire (Guiana Francesa); Guaiabo (Peru); Perita (Colômbia); Perija (Maracaibo).

Foto: http://frutasraras.sites.uol.com.br/alibertiaelliptica_arquivos/image001.jpg

4 comentários:

  1. Não conheço. Deve ser mesmo dai do brasil :)

    ResponderExcluir
  2. Sim é originária do Brasil, sendo muito abundante no cerrado brasileiro. Um grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Edilza seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Rodrigo. Grata por suas palavras elogiosas. Volte sempre. Muito sucesso para voce também.
    abs

    ResponderExcluir